Rinoplastia Salvador

Não esqueça que seu nariz foi feito para respirar. Antes de uma rinoplastia ou de uma alectomia, se recorde desta máxima, a estética não pode vir antes da questão funcional.

Nome  
E-mail  
Qual página você visitou  
Cidade  
Data de aniversário  
Mensagem  

Preencha o formulário para saber das novidades da minha página ou deixe seu comentátio. 

Artigos Disponíveis:

Olá, o texto é longo, mas contém todas as informações que considero importante. Se ainda houver alguma dúvida, me escreva no whatsapp. Se tiver alguma sugestão de outros textos ou outros assuntos, me informe pelo whatsapp. Obrigado.

gallery/rinoplastia-em-salvador-bahia-melhor-renomado-os-recomendados-melhores-harmonização-cirurgia-plastica-otorrino-preço-facial-são-paulo-cirurgião-dr-gabriel-bijos-faidiga-plástico-foto-perf

O que você achou da minha página?

Gostei!!!

Não Gostei!!!

gallery/rinosseptoplastia antes e depois, rinoplastia antes e depois, quanto custa uma rinoplastia, rinosseptoplastia masculina, rinosseptoplastia, salvador, rinoplastia em salvador (1)
gallery/rinosseptoplastia antes e depois, rinoplastia antes e depois, quanto custa uma rinoplastia, rinosseptoplastia masculina, rinosseptoplastia, salvador, rinoplastia em salvador (2)
gallery/rinosseptoplastia antes e depois, rinoplastia antes e depois, quanto custa uma rinoplastia, rinosseptoplastia masculina, rinosseptoplastia, salvador, rinoplastia em salvador (3)
gallery/rinosseptoplastia antes e depois, rinoplastia antes e depois, quanto custa uma rinoplastia, rinosseptoplastia masculina, rinosseptoplastia, salvador, rinoplastia em salvador (4)
gallery/rinosseptoplastia antes e depois, rinoplastia antes e depois, quanto custa uma rinoplastia, rinosseptoplastia masculina, rinosseptoplastia, salvador, rinoplastia em salvador

Importante: As fotografias apresentadas nesta página não tem o intuito de promover ou comercializar a medicina. O texto tem caráter educacional e as fotos são meras ilustrações do trabalho que pode ser realizado na rinosseptoplastia antes e depois. São fotografias de domínio publico retiradas da internet. Assim, não se trata de promessa de resultado, o resultado é sempre individual, personalizado, e nem sempre pode ser reproduzido em qualquer paciente. Publicação em conformidade do artigo 75 do Código de ética médica no despacho CFM 143/2019, com carácter acadêmico.

gallery/melhor-assistente-tecnico -medico-otorrino-otorrinolaringologia-otorrinolaringologista-de-em-salvador-recomendado-gabriel-bijos-dr (2)
Ainda com dúvidas?

FALE COM O DR. GABRIEL BIJOS - RINOPLASTIA

Contato
gallery/rinoplastia-em-salvador-bahia-melhor-renomado-os-recomendados-melhores-harmonização-cirurgia-plastica-otorrino-preço-facial-são-paulo-cirurgião-dr-gabriel-bijos-faidiga-plástico-foto-perf (5)
gallery/rinoplastia-em-salvador-bahia-melhor-renomado-os-recomendados-melhores-harmonização-cirurgia-plastica-otorrino-preço-facial-são-paulo-cirurgião-dr-gabriel-bijos-faidiga-plástico-foto-perf
gallery/rinoplastia-em-salvador-bahia-melhor-renomado-os-recomendados-melhores-harmonização-cirurgia-plastica-otorrino-preço-facial-são-paulo-cirurgião-dr-gabriel-bijos-faidiga-plástico-foto-perf (7)

tempo de leitura 30-40 min

Ficha técnica

Anestesia: geral Local da cirurgia: sempre realizado no centro cirúrgico, em ambiente hospitalar; Tempo de duração: de 3 a 4 horas; Tempo de internação: de 12 horas; Inchaço: a maior parte dele melhora entre 4 e 8 semanas, mas pode persistir por até 12 meses; Pontos: dentro das narinas e na columela; Curativo: não há tampão, curativo externo com aquaplast até 7 dias e micropore até 14 dias; Trabalho: em geral após 5 – 7 dias, dependendo da atividade profissional; Dirigir: no dia seguinte; Drenagem linfática: não é obrigatória, mas ajuda a eliminar o edema mais rapidamente. Inicia-se na primeira semana após o procedimento. Mínimo de 5 sessões, 2 a 3 vezes por semana; Exercícios físicos: leves, após 15 dias, intensos após 30 dias; Exposição ao sol: não tomar sol durante 3 meses; Resultado final: de 6 a 18 meses.

 

Temas abordados no texto:

  • Introdução
  • Objetivo
  • Indicação de rinoplastia
  • Como é feita a Rinoplastia?
  • Quais critérios para o novo nariz?
  • Cicatriz na rinoplastia
  • Exames risco cirúrgico – pré operatório da rinoplastia
  • O dia da cirurgia da rinoplastia
  • Pós operatório da rinoplastia 
  • Orientações gerais para rinoplastia – termo de consentimento livre e esclarecido (cirurgia no nariz)
  • Quais os riscos da rinoplastia
  • Valor médio de uma rinoplastia:

 

Introdução – rinoplastia o que é

 

A rinoplastia nariz de batata e outras designações é uma das queixas mais comuns no consultório de rinoplastia em Salvador. A estética nasal é a grande estrela. A rinoplastia está entre as cirurgias plásticas mais realizadas em todo o mundo, seguidos de lipoaspiração, abdominoplastia, aumento de mama e glúteos com prótese de silicone.

 

Por esse motivo, a cirurgia no nariz, ou seja, a cirurgia estética que visa alterar a estrutura do nariz grande é uma das principais cirurgias plásticas realizadas no Brasil e no mundo.  Deve-se ter em mente que o paciente que deseja realizar a cirurgia nasal tem que se preocupar com o formato do nariz (seja nariz grande ou nariz pequeno) e tratar as disfunções respiratórias, como sinusites, carne esponjosa e desvio de septo.

 

A autoestima muda com a cirurgia do nariz, assim a rinoplastia deve ser amplamente discutida com o médico rinoplasta (aquele que trabalha unicamente com rinoplastia e cirurgia de nariz) para que as expectativas em relação aos resultados sejam reais.

 

O Dr. Gabriel Bijos é médico otorrino especialista em rinoplastia e trabalha unicamente com cirurgia de nariz (rinoplasta Salvador). Existem inúmeras técnicas para a realização da cirurgia nasal, como a rinoplastia aberta, rinoplastia fechada, rinoplastia preservadora, rinoplastia estruturada e rinoplastia ultrassonica. Quando você conversar com seu cirurgião sobre sua cirurgia, entenda a diferença de cada uma delas, suas indicações e como funciona cada uma das cirurgias. Pensando nisto, o Dr. Gabriel Bijos escreveu esta página para te ajudar a esclarecer todas as dúvidas sobre a cirurgia plástica do nariz.

 

A Rinoplastia é a cirurgia ideal para quem se sente desconfortável e insatisfeito com o seu nariz, permitindo que o paciente altere sua aparência de forma a ficar o mais natural e harmônico possível com o resto do rosto e oferecendo traços mais leves e elegantes para o indivíduo.

 

Objetivo

 

Parece fácil falar sobre isso, mas é justamente neste ponto que tenho cuidado em relatar os objetivos. A rinoplastia é uma intervenção cirúrgica que tem por objetivo melhorar a aparência e as proporções nasais, deixando-o mais compatível com as proporções faciais de cada paciente. Por conseqüência, conseguimos melhorar a autoestima  e harmonia facial.

 

Por meio de técnicas de manipulação cirúrgica das cartilagens nasais, dos ossos nasais, da pele, da musculatura, proporcionamos um aspecto natural do nariz, em harmonia com a face.

 

Com a cirurgia plástica no nariz podemos alterar o tamanho e o formato do nariz. Podemos mudar a largura das narinas, alterar ângulos entre o lábio e o nariz, entre a testa e o nariz. Conseguimos, na cirurgia nasal aumentar ou diminuir o tamanho do nariz, podemos melhorar a projeção da ponta nasal, afinar as asas e remover da giba nasal (calo ou nariz de tucano).

 

A prática da rinoplastia é datada do século XVII, sendo gradualmente desenvolvida ao longo dos anos até a rinoplastia moderna atual. Nos primórdios a técnica tinha por objetivo reconstruir a pirâmide nasal, depois, com o entendimento das estruturas anatômicas e fisiológicas do nariz foi sendo alterada para função e estética nasal. Atualmente temos como principio a rinoplastia estruturada, no qual por meios de enxertos posicionamos as estruturas nasais onde queremos e a rinoplastia preservadora, no qual se evita danificar ou ressecar estruturas nasais, preservando ao máximo a integridade das estruturas.

 

Vale salientar que a cirurgia não tem por único objetivo resolver questões estéticas e autoestima, mas também amenizar as dificuldades respiratórias causadas por outras alterações anatômicas, como o desvio de septo, rinossinusites, sinusites, adenóides, carnes esponjosas (turbinectomia), que podem estar aumentadas na presença de alergias.

 

Indicação de rinoplastia

 

A rinoplastia é indicada para homens e mulheres que estão insatisfeitos com a aparência do nariz. É necessário que o desenvolvimento do crescimento facial tenha terminado e isto acontece aos 14 para 15 anos de idade. Assim, a idade mínima para realizar a rinoplastia é 14 anos ( a depender da avaliação médica) ou mais provavelmente aos 15 anos de idade.

 

Para realizar a rinoplastia é necessário que o próprio paciente esteja insatisfeito com a aparência nasal, não serve a opinião de pais, colegas ou mesmo do médico. Essa desarmonia pode ser decorrente de tortuosidades causadas por uma lesão adquirida ou de nascença, bem como aqueles que sentem uma desarmonia com o restante do rosto.

 

Pode existir a indicação ainda de associação com outras cirurgias, como aquelas que visam amenizar o desconforto respiratório, como a septoplastia, turbinectomia ou carne esponjosa. Ou ainda aquelas cirurgias faciais, como a cirurgia das pálpebras, blefaroplastia, cirurgia da orelha de abano, otoplastia, trazendo assim, um resultado mais gratificante ao paciente.

 

Acima de tudo, a indicação da cirurgia plástica do nariz envolve alinhar as expectativas com o cirurgião rinoplasta (aquele otorrino que trabalha exclusivamente com cirurgias nasais). Sendo assim, entendendo se a rinoplastia é o procedimento mais indicado e se ele trará a solução para a insatisfação apresentada. Ainda, é necessário compreender a necessidade de cirurgias associadas, como aquelas que visam a melhora da respiração do paciente.

 

Por fim, não menos importante, o cirurgião de nariz deve avaliar as condições físicas e mentais do paciente que será submetido a cirurgia plástica do nariz.

Importante ainda, relatar aqui, as contra indicações da rinoplastia. Pacientes crianças, gestantes, lactantes, com problemas de coagulação ou que utilizam anticoagulantes não devem ser submetidos a rinoplastia.

 

Pacientes com doenças agudas ou sem controle, também não devem ser submetidos à cirurgia plástica do nariz, como diabetes descontrolados, gripes e resfriados, lúpus, entre outras.

 

Atualmente temos que citar rinoplastia VS COVID – 19. Importante salientar que pacientes com COVID-19 não devem ser submetidos a cirurgias nasais. Aqueles com sintomas leves devem aguardar 30 dias,

aqueles com sintomas moderados devem aguardar 60 dias. Já aqueles pacientes  que foram contaminados pelo coronavirus e tiveram COVID de forma grave, devem ser submetidos a avalição mais detalhada, podendo em alguns casos ser liberados a realizar a rinoplastia após 90 dias da COVID ou mesmo não serem liberados a realizar a cirurgia.

 

Resumidamente o que é a rinoplastia:

  • Alterar o tamanho do nariz;
  • Corrigir problemas respiratórios;
  • Modificar largura das narinas;
  • Alterar formato da ponta do nariz;
  • Corrigir dano nasal ou defeito de nascença;
  • Modificar ângulo entre o lábio superior e o nariz.

Como é feita a Rinoplastia?

 

Existem inúmeras técnicas para a realização da rinoplastia. Entretanto, podemos resumir em dois tipos, rinoplastia aberta (exorrinoplastia) e rinoplastia fechada (rinoplastia endonasal). Qual a diferença entre rinoplastia aberta e fechada? Basicamente a diferença é a incisão na columela (essa parte entre os dois buraquinhos da narina). Ambas possuem as mesmas incisões, por dentro das narinas, sendo que a aberta tem a incisão da columela a mais.

 

Na rinoplastia aberta, conseguimos realizar técnicas avançadas da rinoplastia estruturada, como o acesso full open, semi full open, rinoplastia ultrassonica. Neste tipo de cirurgia conseguimos uma precisão maior quando queremos fazer grandes alterações na ponta do nariz. A grande vantagem da cirurgia aberta se chama previsibilidade, no qual o resultado ao final da cirurgia é muito próximo do resultado que teremos ao longo dos anos.

 

Na rinoplastia fechada, o cirurgião trabalha com a visão mais limitada, já que a pele não é levantada. Há algumas vantagens também, como o resultado mais natural, recuperação mais rápida e não ficar nenhuma cicatriz aparente.  Nesta técnica, os princípios da rinoplastia preservadora também são mais fáceis de serem respeitados.

 

O que temos de mais moderno atualmente é utilizar as técnicas da rinoplastia preservadora com as técnicas da rinoplastia estruturada, obtendo com isto, uma recuperação mais rápida e com resultados mais previsíveis.

 

Apesar de haver diferenças importantes nos dois tipos de cirurgia, o que acredito ser mais importante não é o tipo de acesso, mas sim a prática e a capacidade que cada cirurgião tem em reconstruir e remodelar o nariz no formato que o paciente deseja.

 

Temos ainda outros nomes envolvidos em como é feita a rinoplastia. Onde moro atualmente, rinoplastia Salvador, temos a rinoplastia de aumento, no qual são usados enxertos e preenchedores locais para deixar o nariz maior. Temos a rinoplastia redutora, no qual é diminuído o tamanho, usando técnicas de raspagem ou lixamento ósseo, técnicas de push down, let down, remodelação de cartilagens, cortes e ressecções de cartilagens.

 

Por vezes, lançamos mãos das osteotomias, ou seja, as fraturas ósseas. Estas são para casos com base óssea larga ou excesso de projeção. Temos com isso o intuito de diminuir o ossinho do nariz, a giba nasal. Pacientes que possuem o nariz torto também se beneficiam deste procedimento, pois com ele conseguimos ajustar a base óssea de forma mais eficaz. Aqui temos a rinoplastia ultrassônica. O bisturi ultrassonico, ou a rinoplastia ultrassonica é uma técnica moderna que pode ser utilizada pelo cirurgião na hora da manipulação óssea. Com isso, a rinoplastia ultrassonica leva a um menor tempo de recuperação, além de resultados mais satisfatórios.

 

Em relação a anestesia pode ser local com sedação ou geral. A cirurgia com anestesia geral é mais confortável ao paciente, pois “pega-se uma veia” e toda a medicação é feita por este acesso. A cirurgia, quando feita de forma estruturada tem a duração de 3-4 horas. O paciente é liberado no mesmo dia da cirurgia após 4-8 horas do fim da cirurgia, de acordo com as orientações da equipe anestésica.

O uso de splints ou splinter é uma opção do cirurgião, não sendo obrigatório. Os splints servem para evitar hematomas septais e aderências que podem atrapalhar a respiração nasal (sinéquias)

 

Quais critérios para o novo nariz?

 

Os critérios para indicação da rinoplastia e o novo formato do nariz está na face de cada paciente. Usamos a simetria facial, o formato do rosto, a simetria facial. Assim, realizamos medidas da face, sempre entendendo e respeitando o desejo do paciente.

 

Ainda que o formato do nariz, as proporções nasais e proporções faciais sejam essenciais, não são perfeitos. Desta forma, a visão estética do cirurgião deve ser considerada.

 

Por isso, o uso de softwares que auxiliam na simulação nasal (simulador de rinoplastia), no qual utilizamos a foto do próprio paciente para visualização do resultado esperado da cirurgia plástica no nariz também deve ser considerada. Há que se citar que a simulação  deve apenas nortear, dando uma vaga noção e vaga expectativa do resultado buscado, não representando com isso, uma promessa de resultado.

 

Cicatriz na rinoplastia

A cicatriz da rinoplastia depende da técnica utilizada. Na rinoplastia fechada as cicatrizes ficam por dentro das narinas, não sendo visíveis na pele. Enquanto isso, na rinoplastia estruturada aberta, a cicatriz da rinoplastia se situa na columela, a parte do nariz entre os dois buracos (narinas). A cicatriz pode ser em formato de V invertido ou de escada.

 

De toda a forma, essa região apresenta ótima regeneração, no qual a cicatriz da rinoplastia aberta fica praticamente imperceptível.

 

Quando optamos por também realizar a alectomia, seja na técnica rinoplastia aberta ou na rinoplastia técnica fechada, temos cicatrizes no sulco nasal, na região da curvinha do nariz, próximo as asas nasais.

Exames risco cirúrgico – pré operatório da rinoplastia

 

Os exames para realização de rinoplastia são de caráter individual. Assim como qualquer procedimento cirúrgico tem por objetivo fazer uma triagem dos principais riscos envolvidos à sua saúde. O médico cirurgião plástico de nariz avaliará seu caso e poderá solicitar.

 

  1. Exame risco cirúrgico cardiológico
  2. Rx de torax
  3. Exames de sangue:

    - hemograma completo

    - coagulograma

    - uréia

    - creatinina

    - função hepática

    - diabetes

    - colesterol total

    - exames tireoide

    -triglicerides

    - triagem sorológica

    - beta HCG

    - PCR para coronavirus (covid – 19) e tomografia de torax

Como se trata de uma cirurgia em que sempre pensamos na função respiratória, podemos ainda solicitar exames de imagem em alguns casos, tomografia de seios da face, nasofibroscopia ou videonasofibroscpopia nasal.

 

Esses exames são essenciais para prever possíveis intercorrências na cirurgia nasal e intercorrencias anestésicas. Em alguns casos, a depender do resultado dos exames, pode ser que inviabilize a cirurgia.

Além da triagem realizada para conhecer as condições de saúde dos pacientes, é importante ainda o registro fotográfico dos pacientes, onde serão realizadas a simulador de rinoplastia.

 

O simulador de rinoplastia pode e deve ser usado com o objetivo de alinhar as expectativas dos pacientes com a real intenção do médico cirurgião.

 

Temos ainda algumas recomendações pré operatórias:

 

  • - converse com seu médico sobre o uso de qualquer medicamento ou produto/serviço natural que utilize, muitas vezes, estes podem interferir no procedimento antestesico ou mesmo da rinoplastia. Informe principalmente o sobre o uso de antidepressivos, hipoglicemiantes, antinflamatórios, anticoagulantes, hormônios e drogas ilícitas.
  • -  Seguir às instruções dadas para a internação, horário de chegada e documentos necessários.
  • -  Comunicar qualquer anormalidade que eventualmente ocorra, quanto ao seu estado geral de saúde.
  • - evitar o tabagismo por pelo menos 30 dias antes do procedimento cirúrgico
  • - Em virtude da anestesia geral, vir “em jejum absoluto“ (alimentos, liquidos, balas, chicletes) de no mínimo 8 horas e não trazer objetos de valor para o hospital.
  • - Vir acompanhada para a internação.
  • - Evite uso de brincos, anéis, alianças, piercing, esmaltes coloridos nas unhas.
  • O dia da cirurgia da rinoplastia
  • Obedeça rigorosamente as orientações. Em geral deve-se realizar jejum de 8 horas, evitar medicações anticoagulantes por pelo menos 7 dias (A.A.S. – aspirina, doril), não ingerir álcool ou consumir tabaco (não fumar). Normalmente deve-se ir ao hospital acompanhado e ter auxilio de alguém nos primeiros dias.
  • Pós operatório da rinoplastia
  • O pós operatório da rinoplastia deve ser feito com rigor. Existem precauções que os pacientes deve tomar e seguir. O ideal é que se suspenda o uso de álcool e tabaco, para aqueles pacientes tabagistas.

 

 

Gosto de descrever o pós operatótio da rinoplastia na forma de timeline rinoplastia, vejamos:

 

  1. O procedimento deve durar cerca de 3-4 horas
  2. A alta hospitalar ocorre após cerca de 6 a 8 horas do final da cirurgia.
  3. Pequenos sangramentos são aceitáveis até dois ou três dias após a cirurgia.
  4. No terceiro e quarto dias ocorre um inchaço moderado do rosto, que rapidamente regride até o quinto e sexto dias.
  5. Após cinco a sete dias temos o primeiro retorno, no qual são retirados os curativos e os pontos. Nesta fase, pode-se voltar a terá atividades sociais e trabalhar fora de casa (atenção aos cuidados com a COVID-19).
  6. Caso fique algum hematoma, na minha pratica cerca de 30% dos pacientes ficam, este é reabsorvido em até 15 dias.
  7. Após o décimo quinto dia atividades físicas leves são liberadas.
  8. Atividades físicas mais intensas somente após 30 dias da rinoplastia.
  9. Após 30 dias cerca de 70% do inchaço nasal já desaparece, sendo que conseguimos observar praticamente o resultado final, apesar de ainda edemaciado.
  10. Até 90 dias deve-se evitar exposições solares prolongadas como atividades ao ar livre, piscinas e praia.
  11. Por até 180 dias pode haver alguma sensação de dormência e formigamento no nariz.
  12. De fato, o resultado final pode demorar entre 6 meses e  1 ano.

 

Quais as recomendações pós-operatórias:

 

  • -  Evitar sol e exposição a iluminação fluorescente, principalmente quando estiver com hematomas.
  • - Atividades laborais variam de acordo com a atividade do paciente. Em média após 7 dias já é possível voltar às atividades. Em alguns casos, oriento que do próprio hospital já pode trabalhar, pois são atividades compatíveis. Em outros, sugiro 30 dias.
  • - Evite esforços físicos.
  • -  Trocar a gaze externa quantas vezes for necessário.
  • -  Cuidados para com o curativo: não molhar, não bater no curativo, se possível, lave o cabelo sempre no cabeleireiro na primeira semana.
  • -  Siga a prescrição médica. Só utilize medicações prescritas pelo médico e na dúvida, entre em contato com ele. Não use medicamentos, pomadas, cremes, massagens indicados por conhecidos, amigos, vizinhos, pode ser prejudicial ao resultado da cirurgia.
  • -  Agende com o cirurgião o retorno.
  • -  Não se preocupe com as narinas obstruídas, provavelmente fez coágulos ressecados por dentro do nariz.
  • -  Evitar sol.
  • -  Use óculos sobre o aquaplast.
  • - Tossir e espirrar, sempre de boca bem aberta
  • - Alimente-se normalmente. Entretanto, como a maiorias das cirurgias recomendo alimentação hiperprotéica (carnes, ovos, leite), verduras (principalmente as verde-escuras, como espinafre, couve, brócolis, etc.), legumes e frutas. Evite ingerir doces, gorduras, frituras, esses alimentos são muito calóricos e serão prejudiciais ao resultado final da cirurgia. É importante alimentar-se de forma correta e equilibrada!
  • - Posição para dormir após a rinoplastia. Deve se evitar dormir de lado após a rinoplastia pelo risco de apertar e amassar o nariz. Se possível, a posição para dormir após a rinoplastia é com a cabeça elevada, com ajuda de travesseiros, por 3 a 5 dias, recomendo sempre dormir de barriga para cima por pelo menos 10 dias. Neste período a possibilidade de sangramento nasal é maior, nesta posição temos um menor risco de sangramento, além de evitar que o nariz recém operado se choque com o travesseiro.

 

Orientações gerais para rinoplastia – termo de consentimento livre e esclarecido (cirurgia no nariz)

 

Baseado no termo de consentimento elaborado pela Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face – ABCPF -  (https://www.abcpf.org.br/)

 

O conhecimento e o entendimento das informações abaixo mencionadas são muito importantes antes da realização da rinoplastia. Estas informações poderão servir como um “MANUAL DE CABECEIRA”.

 

As propostas e cirurgias serão realizadas de acordo com os princípios éticos de respeito pelo ser humano e de minimização de resultados insatisfatórios, sempre dentro de uma conduta adequada e cientificamente aceita.

 

Existem alguns fatores na evolução da cirurgia que não dependem da atenção do cirurgião plástico de face, e, portanto, “não será possível garantir resultados”. Uma técnica apurada poderá colaborar no sentido de minimizar diversas situações desfavoráveis. A colaboração plena do paciente, através do seguimento das instruções dadas pelo cirurgião, no pré e pós-operatório também é de suma importância.

 

É IMPORTANTE O ESCLARECIMENTO SOBRE OS SEGUINTES PONTOS:

 

As complicações, comuns a TODA e qualquer tipo de cirurgia, podem eventualmente ocorrer, apesar de todos os cuidados dispensados pela equipe cirúrgica e devem ser consideradas, como: alergias, complicações anestésicas, respiratórias e cardíacas.

 

Após a cirurgia, existirão cicatrizes, que serão permanentes, dentro das narinas e na columela. Todos os esforços serão feitos para torná-las o menos evidente possível. As cicatrizes são uma conseqüência da cirurgia, portanto, pondere quanto a conviver com elas após a cirurgia. A maioria das cicatrizes se apresentam maduras nos 12 primeiros meses, porém podem sofrer modificações em seu aspecto até mesmo após o 18º mês. A qualidade da cicatriz, depende primordialmente de fatores relacionados a própria paciente. Não sendo, portanto, possível prever a ocorrência de quelóides ou cicatrizes hipertróficas. Porém caso ocorra alguma destas alterações cicatriciais existem tratamentos para corrigir ou melhorar o aspecto estético das mesmas. Entretanto, no nariz a formação de quelóides e cicatrizes hipertróficas são extremamente raros.

Deiscência de sutura (abertura de pontos) é uma complicação muito rara no nariz e depende de vários fatores como: cicatriciais, hormonais, genéticos; e pode ser resolvida com paciência e um prazo maior, desde que se siga as instruções dadas. Pode ou não ser indicado um novo procedimento para correção da mesma.

 

Haverá edema (inchaço) no rosto e no nariz e que permanecerá por meses.

 

Poderá haver alteração da pigmentação cutânea com aparecimento de manchas ou descoloração nas áreas operadas, que poderão permanecer por alguns dias, semanas, menos freqüentemente por meses e até mesmo permanentes. Porém caso ocorra alguma dessas alterações existem tratamentos para melhorar o aspecto estético das mesmas. Este é um dos grandes motivos de evitar exposição solar no pós operatório.

Poderá haver sangue ou secreções acumuladas dentro do nariz, requerendo drenagem ou curativos cirúrgicos em uma ou mais oportunidades.

 

Poderá haver áreas de perda de sensibilidade nas partes operadas. Tais alterações poderão ser parciais ou totais por um período indeterminado de tempo, entretanto, se resolvem na maioria dos casos em até 180 dias.

 

Poderá haver dor ou prurido (coceira, ardor) no pós-operatório em maior ou menor grau de intensidade por um período de tempo indeterminado.

 

Assim como TODO e qualquer procedimento invasivo, poderão ocorrer infecções apesar de todos os cuidados da equipe, pois toda ferida cirúrgica serve como porta de entrada para microrganismos. Motivo este da necessidade de uso de antibióticos após a cirurgia nariz.

 

Ocasionalmente, poderá haver transtornos do comportamento afetivo, em geral, na forma de ansiedade, depressão ou outros estados psicológicos mais complexos.

 

É certo que tabagismo, o uso de tóxicos, drogas e álcool são fatores que eventualmente não impedem a realização de cirurgias, mas podem determinar complicações pós-operatórias.

 

É sabido que durante o ato operatório existem aspectos que não podem ser previamente identificados e, por isso, eventualmente necessitarão de procedimentos adicionais ou diferentes daqueles inicialmente programados.

 

O bom resultado, embora almejado, não pode ser garantido em sua totalidade, devido à capacidade reacional individual ao ato cirúrgico propriamente dito e ao processo cicatricial. Desta forma, caso haja necessidade de cirurgia complementar, para melhorar o resultado obtido ou corrigir um eventual insucesso, está claro que os custos de materiais hospitalares e anestésicos não são de responsabilidade do cirurgião e sim do paciente, mesmo que o cirurgião e sua equipe, apesar de estarem autorizados a cobrar por tais procedimentos, optem por não estabelecer honorários profissionais.

Quais os riscos da rinoplastia

 

O riscos cirúrgicos da rinoplastia são sangramentos abundantes, dificuldade respiratória no pós operatório e claro, resultados insatisfatórios. Como qualquer procedimento cirúrgico, a rinoplastia inclui infecção e os riscos relacionados ao procedimento anestésico. A rinoplastia nariz de batata não altera os riscos.

 

Valor médio de uma rinoplastia:

 

Rinoplastia preço varia bastante de acordo com alguns fatores, como hospital escolhido, uso de convenio médico, equipe do cirurgião. No minha página sobre rinoplastia preços, https://www.drgabrielbijos.com.br/Rinoplastia-quanto-custa falo bastante sobre esse assunto. A rinosseptoplastia preço é diferente do preço da rinoplastia. Nas minhas pesquisas, com vários cirurgiões, valor médio de uma rinoplastia é R$ 13.500,00.

Rinoplastia dúvidas

As 27 Questões respondidas mais abaixo:

 

  1. Tenho desvio de septo e gostaria de aproveitar para corrigir um defeito estético no meu nariz. O convênio cobre a cirurgia?
  2. Quanto tempo ficarei com curativos?
  3. A rinoplastia é dolorosa?
  4. Qual a importância dos fatores psicológicos para a realização da rinoplastia?
  5. Quando posso retomar minhas atividades?
  6. Aquaplast rhino plastia
  7. Respiração e alimentação
  8. Repouso após a rhino plastia
  9. Dor na rinoplastia
  10. A rinoplastia deixa cicatrizes? 
  11. Protetor solar
  12. Existe correção para cicatrizes hipertróficas?
  13. Poderei escolher a forma que eu desejo do meu nariz? 
  14. O resultado definitivo em relação à forma e função é imediato?
  15. Como ficará minha respiração após a cirurgia? 
  16. Sofro de coriza constante. Poderá a cirurgia estética aliviar-me deste sofrimento?
  17. Por quanto persiste o resultado obtido? 
  18. Há risco nesta cirurgia? 
  19. Quanto tempo demora o ato cirúrgico? 
  20. Qual o tempo de internação? 
  21. São utilizados curativos? 
  22. O nariz sangra nos primeiros dias? 
  23. Há dor no pós-operatório? 
  24. Em que posição deverei dormir, nos primeiros dias? 
  25. Quando poderei tomar sol? 
  26. Qual a evolução pós-operatória? 
  27. Qual o tipo de anestesia que se usa para este tipo de operação? 

 

 

Tenho desvio de septo e gostaria de aproveitar para corrigir um defeito estético no meu nariz. O convênio cobre a cirurgia?

 

O convênio médico arcará apenas com as despesas da operação do desvio de septo. Alguns hospitais cobram 50% do pacote da cirurgia estética, caso ela seja realizada em conjunto com a funcional. Os honorários médicos do procedimento são cobrados à parte. O reembolso médico também é uma opção a ser avaliada em alguns casos que precise fazer a cirurgia funcional do nariz.


Quanto tempo ficarei com curativos?

 

Os curativos da cirurgia são retirados entre 5 e 7 dias.

 

A rinoplastia é dolorosa?

 

Nâo, a rinoplastia não dói, nos raros casos de incomodo os pacientes apenas requerem analgésicos simples, como dipirona e paracetamol.


Qual a importância dos fatores psicológicos para a realização da rinoplastia?

 

A estabilidade emocional é um fator primordial na realização de uma intervenção cirúrgica de natureza estética. A rinoplastia pode ajudar a melhorar, além da aparência e aspectos respiratórios, a autoconfiança e autoestima. Já que muitas pessoas se sentem inferiorizadas por conta da autoimagem. Mesmo assim, vale ressaltar que as questões psicológicas devem estar equilibradas antes de realizar o procedimento.

 

Quando posso retomar minhas atividades?

 

Geralmente, as atividades leves podem ser retomadas entre 5 a 7 dias, após a cirurgia. Exercícios físicos intensos, que exigem maior esforço, devem ser reiniciados após, no mínimo, 30 dias.

 

Aquaplast rhino plastia

 

No passado, era utilizado o gesso no pós-operatório. Hoje ele foi substituído por um plástico enrijecido, que dá uma fixação melhor e é mais higiênico, permitindo que o nariz fique imóvel por mais tempo. Este plástico também se molda de maneira mais eficiente ao nariz. Os curativos são mantidos por 7 a 15 dias, sendo sete dias com plástico enrijecido e sete somente com fita adesiva porosa. Os tampões internos não são mais utilizados.

 

Respiração e alimentação

 

A respiração fica dificultada logo nos primeiros sete dias pela presença de coágulos nas narinas, melhorando com o uso de descongestionantes nasais indicados pelo cirurgião.

 

Repouso após a rhino plastia

 

O repouso deve ser absoluto por cinco dias e moderado até o décimo quinto dia. Depois deste período já é possível voltar às atividades rotineiras e ao trabalho, sem que se faça esforço físico e exercícios, estes são indicados apenas após um mes. Rinoplastia pele grossa tem repouso maior.

 

Dor na rinoplastia Salvador

 

O pós-operatório normalmente é sem dor, e quando ela aparece é facilmente solucionada com uso de analgésicos habituais. A formação de hematomas é comum e a absorção completa se dá num período médio de 15 dias.

 

A rinoplastia deixa cicatrizes? 

 

As cicatrizes da rinoplastia ficam praticamente imperceptíveis, uma vez que as incisões são pequenas e em locais de pouca exposição. Caso haja algum problema de cicatrização, há tratamentos eficazes para isto. Os tratamentos para cicatrizes muito evidentes vão desde cremes à base de corticoide e placas de silicone que se colocam na cicatriz, até injeções intralesionais de corticoide. Em último caso, é possível ressecar novamente a cicatriz e se for o caso indicar a betaterapia local. A indicação de todos estes tratamentos depende do grau e da indicação de seu médico.

 

Certos narizes permitem que as cicatrizes fiquem escondidas dentro da cavidade nasal. Nestes casos, não haverá cicatriz aparente. Em outros casos, entretanto, existem cicatrizes externas pouco aparentes, como conseqüência de incisões (cortes) feitas na columela ou nas asas nasais feitas para se harmonizar melhor o resultado ou mesmo a fisiologia nasal.

 

Cada paciente comporta-se diferentemente do outro em relação à evolução das cicatrizes e no caso específico do nariz, geralmente tornam-se imperceptíveis. Certos pacientes podem, no entanto apresentar tendência à cicatrização inestética (hipertrófica ou quelóide). Este fato deverá ser discutido na consulta inicial, bem como suas características familiares. Pessoas de pele clara tendem a desenvolver menos este tipo de cicatrização.

Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. A cicatriz hipertrófica ou quelóide, não devem ser confundidas, entretanto, com a evolução cicatricial deverá ser esclarecida durante seus retornos pós-operatórios, quando pode se fazer a avaliação da fase em que se encontra.

 

Protetor solar

 

Após a rinoplastia Salvador é recomendado o uso rigoroso de protetor solar, no mínimo fator 30, 3x ao dia, por 6 meses, evitando o aparecimento de manchas, principalmente se houver cicatrizes visíveis.

 

Existe correção para cicatrizes hipertróficas?

 

 Sim, vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não confundir, entretanto, o “período imediato” da cicatrização normal (do 30º dia até o 12º mês ) como sendo uma complicação cicatricial.

 

Poderei escolher a forma que eu desejo do meu nariz? 

 

Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a autenticidade e a naturalidade dessa face. O tipo de pele também influencia no resultado. Cada caso é estudado, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Se a sua escolha coincidir com aquele tipo de nariz planejado, sem dúvida seu desejo será atendido. Cirurgião e paciente deverão estar de acordo com o resultado possível de se obter. Além disso, o nariz tem inúmeras funções, dentre elas a respiração e a olfação, que precisam ser respeitadas.

 

O resultado definitivo em relação à forma e função é imediato?

 

Não. Durante os dias e meses após a cirugia o nariz vai modificando lentamente sua forma, os tecidos são reacomodados. O edema vai regredindo gradualmente até a finalização entre 6 e 12 meses. Raros casos podem chegar ao resultado antes dos 6 meses e outros após os 12 meses. Não há diferenciação na rinoplastia preços.

 

Como ficará minha respiração após a cirurgia? 

 

A Rinoplastia visa melhorar as condições estéticas e, quando necessário, corrigir algumas alterações respiratórias do paciente, quando estas condições não são satisfatórioas no nariz pré operatório. Poderá haver pequena dificuldade respiratória, em certos períodos do dia, no pós-operatório imediato. Com o decorrer do tempo tende a normalizar-se, isto se deve a formação de coagulos. Quando a correção do septo se faz necessária, a rinoplastia poderá ser feita simultaneamente.

 

Sofro de coriza constante. Poderá a cirurgia estética aliviar-me deste sofrimento? 

 

A ação da cirurgia sobre este sintoma é imprevisível. O importante é que se tente ao máximo a preservação das funções respiratórias na rinoplastia. Provavelmente haverá melhora momentânea após a cirurgia e ao longo dos meses pode voltar ao estado anterior.

 

Por quanto persiste o resultado obtido? 

 

O resultado de uma rinoplastia persiste por longo tempo. Após alguns anos, como em qualquer parte do organismo, poderão ocorrer algumas manifestações morfológicas na região nasal, decorrente da idade do paciente. Assim, gosto de esclarecer que é permanente, apesar que o envelhecimento natural afetará o nariz, independente da cirurgia.

 

Há risco nesta cirurgia? 

 

Todo ato médico inclui um risco variável e a Cirurgia Plástica no Nariz, como parte da Medicina, não é exceção. Podemos minimizar o risco, preparando convenientemente cada paciente, mas não eliminá-lo completamente.

 

Qual o tipo de anestesia que se usa para este tipo de operação? 

 

Tanto a anestesia local sob sedação quanto a geral poderá ser utilizada. Ficará a critério de a equipe cirúrgica indicar a mais conveniente. Eu pessoalmente acho a anestesia geral mais confortável.

 

Quanto tempo demora o ato cirúrgico? 

 

Entre duas a três horas. Em alguns casos este tempo é ultrapassado. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.

 

Qual o tempo de internação? 

 

Em geral 12 horas, sendo a alta programada por volta de 8 horas após o fim da cirurgia. Dependendo do tipo de anestesia utilizada e da recuperação do paciente no pós-operatório imediato.

 

São utilizados curativos rinoplastias? 

 

Sim, Quando se realiza o procedimento de fratura, o nariz é mantido imobilizado com aquaplast seguido de esparadrapagem mais uma semana.

 

O nariz sangra nos primeiros dias? 

 

Existe um pequeno sangramento, que é normal por dois ou três dias. Isto, entretanto, não deverá ser motivo de preocupação, pois se trata de um efeito esperado, que gradualmente regride..

 

Há dor no pós-operatório rhino plastia? 

 

Raramente. A rinoplastia apresenta pós-operatório geralmente confortável. Quando ocorrer uma eventual dor, esta é usualmente combatida com analgésicos, comuns.

 

Em que posição deverei dormir, nos primeiros dias? 

 

Sempre com a cabeça discretamente elevada por 5 dias (travesseiro). Manter-se com a face voltada para cima, sempre que possível por mais 10 dias.

 

Quando poderei tomar sol após rinoplastias? 

 

A exposição solar não interfere no resultado da cirurgia, entretanto, pode manchar a pele assim, sugere-se 90 dias sem exposição solar prolongada.

 

 Qual a evolução pós-operatória? 

 

Até que se atinja o resultado almejado o nariz sofre diversas modificações, diversas fases evolutivas são características. Assim é que edemas (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo, dificuldade respiratória nos primeiros dias, são comuns e alguns apresentam estes fenômenos com menor intensidade que outros. Toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião plástico. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia estética do nariz deverá ser avaliado antes do período compreendido entre o 6º e 12º mês pós-operatório de rinoplastias.