gallery/rinoplastia-em-salvador-bahia-melhor-renomado-os-recomendados-melhores-harmonização-cirurgia-plastica-otorrino-preço-facial-são-paulo-cirurgião-dr-gabriel-bijos-faidiga-plástico-foto-perf (9)
Ainda com dúvidas?

FALE COM O DR. GABRIEL BIJOS - RINOPLASTIA

Contato
gallery/rinoplastia-em-salvador-bahia-melhor-renomado-os-recomendados-melhores-harmonização-cirurgia-plastica-otorrino-preço-facial-são-paulo-cirurgião-dr-gabriel-bijos-faidiga-plástico-foto-perf (5)

Rinomodelação

Entenda sobre a rinomodelação, riscos, benefícios, diferença com a rinoplastia, como fazer, custos, cuidados.

 

Entre em contato, deixe sua opinião sobre o blog e o tema:

Nome  
E-mail  
Cidade  
Mensagem  
gallery/rinoplastia-em-salvador-bahia-melhor-renomado-os-recomendados-melhores-harmonização-cirurgia-plastica-otorrino-preço-facial-são-paulo-cirurgião-dr-gabriel-bijos-faidiga-plástico-foto-perf
gallery/rinoplastia-em-salvador-bahia-melhor-renomado-os-recomendados-melhores-harmonização-cirurgia-plastica-otorrino-preço-facial-são-paulo-cirurgião-dr-gabriel-bijos-faidiga-plástico-foto-perf (7)

Neste artigo você poderá encontrar todas as perguntas e respostas sobre rinomodelação, caso eu não tenha respondido alguma dúvida, me escreva, faço questão em responder e completar o artigo.

 

 

O que é rinomodelação?

A rinomodelação é um procedimento estético, não cirúrgico, que tem por objetivo a remodelação do nariz. Utilizamos fios, absorvíveis ou não absorvíveis e ácido hialurônico para atingir o objetivo proposto. Podemos, em alguns casos realizar a aplicação de botox em alguns músculos do nariz com o objetivo de paralisar alguns músculos que causem incomodo ao paciente, como por exemplo, o depressor do septo ou ainda e elevador do lábio superior, para o tratamento do sorriso gengival.

 

 

Quais os tipos de rinomodelação?

Existem três tipos de rinomodelação, descritos pela Dra. Natalie Rodrigues. Esses tipos são separados didaticamente de acordo com o procedimento indicado e realizado.

 

  •  -Nível 1: quando é utilizado apenas medicações para a remodelação nasal, seja o uso do ácido hialurônico ou o uso de botox (toxina botulínica).
  • - Nível 2: quando é utilizado além do ácido hialurônico e do botox, utilizamos fios nasais absorvíveis ou não absorvíveis para atingir o objetivo proposto.
  • - Nível 3: quando além do uso da medicação, ácido hialurônico, botox e fios, também realizamos pequenas incisões nas asas nasais e realizamos a alectomia.

 

Quando fazer a rinomodelação?

A rinomodelação é indicada para alguns pacientes que não desejam a correção cirúrgica do nariz, mas querem melhorar a aparência. Assim, em alguns casos é possível realizar o que se chama hoje de rinoplastia sem cirurgia ou a rinomodelação. É importante saber que não são todas as pessoas que podem ser submetidas à rinomodelação. Existem tipos de narizes que somente com cirurgia é possível a correção estética. Portanto, faça uma avaliação com profissional experiente que possa te dizer se é possível realizar a rinomodelação ou somente a rinoplastia.

Quais são os riscos da rinomodelação?

 

Os riscos mais comuns da rinomodelação são os inerentes ao procedimento, vejamos:

  • -Assimetrias: o nariz é uma estrutura única situada em posição central da face. Ainda assim, há casos que podem ocorrer assimetrias caso o ácido hialurônico fique mais para um lado do que do outro.
  • - Eritema: pode haver um vermelhidão ao redor da região aplicada, este risco da rinomodelação é considerado menor, uma vez que quase sempre observamos sua ocorrência.
  • - Edema: muito comum, haver um inchaço ao redor da região aplicada e manipulada. Esse inchaço ocorre em virtude do trauma causado pela cânula de aplicação e pelo ácido hialurônico em si.
  • - Hematoma: sempre que realizamos uma aplicação de qualquer medicação existe o risco de haver um trauma vascular e com isso extravasamento de  sangue  para pele, para fora dos vasos sanguíneos, assim, pode haver a formação de roxos pela pele, ou seja, hematomas.
  • - Falta de senso estético: em minha opinião esta é uma das complicações da rinomodelação evitáveis quando realizado uma avaliação adequada da forma e da expectativa dos pacientes. Lembrem-se, não são todos os narizes que podemos fazer a rinomodelação.
  • -Necrose: este é o maior risco da rinomodelação.  Os vasos sanguíneos são terminais no nosso nariz. Assim, caso ocorra a oclusão de algum vaso, pode haver necrose. Entretanto, este risco é pequeno, utilizamos apenas cânulas e não agulhas, para realizar a rinomodelação.  Ainda assim, caso ocorra algum problema, é possível realizar tratamentos que revertem o quadro.
  • -Cegueira: este o risco mais temido da rinomodelação. É extremamente raro observarmos a ocorrência de cegueira, entretanto temos que ter ciência de que pode ocorrer.  A cegueira ocorre por aplicação de ácido hialurônico dentro de vasos sanguíneos e por refluxo retrógrado chega até a artéria oftálmica. Como o uso de cânulas, este risco reduziu muito.

 

Qual a sensação da rinomodelação?

Após a rinomodelação haverá um inchaço local. Nos primeiros dias sentimos uma pressão no local, pode haver reflexo deste inchaço para as regiões ao redor do nariz. Assim é comum que os olhos fiquem com a sensação de estarem pesados, temos a sensação de que alguém está apertando nosso nariz. A respiração não é para ter alterações.

Qual a diferença entre rinomodelação e rinoplastia?

A principal diferença entre rinoplastia e rinomodelação está na complexidade do procedimento.  Enquanto na primeira temos uma cirurgia, com anestesia local ou anestesia geral, a segunda se trata apenas de um procedimento estético.

De certa forma, a rinoplastia é mais complexa que a rinomodelação, entretanto, em ambos os casos os riscos dos procedimentos existem. Assim, tenha sempre o cuidado de procurar o melhor especialista de sua cidade.

 

Quem faz a rinomodelação?

Existe uma discussão acerca do profissional habilitado para realização da rinomodelação. De acordo com as leis, normas e resoluções o melhor profissional que faz rinomodelação são os médicos, dentistas e biomédicos.

Dentro da classificação dos médicos estão os especialistas:

  • - Cirurgião plástico da face
  • - Otorrinolaringologistas
  • - Cirurgiões plásticos
  • - Dermatologistas

 

Dentro da classificação dos dentistas temos:

  • - harmonização orofacial
  • - bucomaxilo facial

Como é a consulta de rinomodelação?

Estar preparado para a consulta da rinomodelação pode facilitar o diagnóstico por parte do médico e otimizar o tempo. Assim, é importante que você chegue na consulta preparado com algumas informações:

  • - faça uma lista de todos os pontos que você não gosta do seu nariz. Lembre-se que a cada um milímetro para o lado, pode haver outra estrurura. Assim, pense no quanto que ele é pra frente, quanto que é torto, quanto tem de giba, quanto que a ponta é globosa, ou bolinha.
  • -traga seu histórico médico, se utiliza alguma medicação, a quanto tempo utiliza a medicação, se tem algum problema de saúde, alergias ou reações à medicações.
  • - se possível, peça para alguém te acompanhar.

 

Seu médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

  • -qual o seu maior incomodo no nariz?
  • -esse incomodo é constante ou somente em fotos?
  • -o que você gostaria de mudar no seu nariz?
  • -o que você acha feio no seu nariz?

 

É importantíssimo que você leve as suas dúvidas por escrito, começando pelas mais importantes. Desta forma, você garante que conseguirá esclarecer o maior número de dúvidas. Para a rinomodelação as perguntas podem ser:

  • -Porque tenho essa giba?
  • -Porque parece que tenho duas pontas no nariz?
  • -Preciso fazer algum exame para identificar algum problema de saúde?
  • -Além da rinomodelação, consigo fazer mais algum tratamento associado?
  • -Tem  alguma restrição que preciso seguir?
  • -Devo consultar com outro especialista?
  • -Existe outro tipo de tratamento para meu caso?

 

Não deixe de fazer perguntas, esclareça o maior número possível de dúvidas. Não faça nenhum procedimento que você não esteja 100% certa de realizar.

Como saber como vai ficar a rinomodelação? Dá para fazer uma simulação de rinomodelação?

Certeza absoluta de como vai ficar a rinomodelação não é possível. Entretanto, podemos usar dois artifícios para tentar simular a rinomodelação. Existem programas de computador onde é possível realizar a simulação. Entretanto, a idéia de simulação é apenas dar uma idéia de como pode ficar e o que é possível realizar na rinomodelação.  O resultado obtido na tela do computador, num sempre é reproduzível nos pacientes.

Outro método mais eficaz de realizar a simulação de rinomodelação é por meio de infusão de soro fisiológico nos nariz. O resultado é bem similar ao que conseguimos fazer com o ácido hialurônico. Entretanto dois pontos devem ser analisados ao fazermos esta simulação.

O primeiro é que o resultado é fugaz, ou seja, após alguns minutos o soro fisiológico será absorvido e não conseguiremos mais observar o “resultado simulado da rinomodelação”. Assim, neste caso, temos apenas alguns minutos para conseguir ver o que dá pra fazer.

O segundo ponto é que caso seja feita esta simulação, não se pode realizar a rinomodelação no mesmo dia, pois haverá edema local e não teremos um parâmetro fidedigno de quanta medicação deve ser aplicada.

 

Antes e depois da rinomodelação?

Por questões éticas impostas pelo CRM não podemos divulgar fotografias de outros pacientes que fizemos os procedimentos. Diferente dos dentistas e biomédicos que estão autorizados pelos conselhos federais a divulgar o trabalho realizado.

Entretanto, na consulta médica, como forma de informar os pacientes, podemos mostrar tais fotos. Assim, a dica que eu deixo é sempre marcar uma consulta com o otorrino, para conseguir ver a qualidade do trabalho realizado.

 

Como é feita a rinomodelação?

A rinomodelação é realizada com ácido hialurônico. Atualmente duas marcas são mais utilizadas, a linha da Allergan, com os produtos da Juvederm e a linha da Galderma, com os produtos da Restylane. O procedimento dura em torno de 30 minutos. Utilizamos anestésicos locais por meio de bloqueio dos nervos sensitivos da face. Assim, se torna um procedimento indolor.

Após a realização da rinomodelação, fazemos o curativo, que deve permanecer por cerca de uma semana. Lembre-se que é normal apresentar um edema importante no nariz neste período. Em geral fazemos duas sessões, no qual complementamos o tratamento da primeira sessão.

É possível realizar o procedimento e trabalhar no mesmo dia, uma vez que o repouso necessário é relativo.

Quanto tempo dura a rinomodelação?

Os estudos demonstram que o acido hialurônico quando aplicado na subderme duram entre 9 e 12 meses. Entretanto, na nossa prática de consultório, observamos que quando realizamos a aplicação do ácido hialurônico no nariz, para fazer a rinomodelação, a durabilidade tem sido maior, chegando em alguns casos a 3 anos. Claro que a durabilidade é variável de acordo  com cada paciente.

 

Preciso afastar do trabalho para fazer a rinomodelação?

Não, diferentemente da rinoplastia, é possível realizar o procedimento e já voltar ao trabalho. Pode haver algum edema ou hematoma mais importante, neste caso, fica como opção do paciente voltar ao trabalho ou aguardar um período de 2-3 dias para minimizar o aspecto do inchaço.

 

Quanto custa a rinomodelação?

O custo da rinomodelação é variável de profissional a profissional. Não existe uma tabela fixa de custo. Gosto de explicar que o procedimento não envolve apenas o custo de uma seringa de ácido hialurônico. No custo, em geral, computa-se a experiência de cada profissional, os anos dedicados e estudados com o objetivo de promover a saúde e bem estar das pessoas. Envolve ainda os custos fixos do consultório médico.  

Infelizmente, por questões éticas impostas pelo conselho federal de medicina, não podemos divulgar valores por meios eletrônicos e mídias sociais. Assim, ainda que cada profissional tenha uma tabela de preços para a rinomodelação, esta tabela não pode ser divulgada.

 

Quais as contra indicações da rinomodelação?

A aplicação de ácido hialurônico em gestantes ou em fase de amamentação está contra indicado, uma vez que não temos estudos mostrando que são seguros para os bebes e crianças. Assim, evitamos sempre realizar a rinomodelação.

Outra contra indicação observada é a presença de processo infeccioso ativo na região da aplicação, bem como alergias e impossibilidade de utilização dos produtos.

 

Quanto tempo demora para fazer a rinomodelação?

O procedimento é relativamente rápido. Demoramos cerca de 30 minutos para realizar todo o procedimento. Entretanto, neste tempo não está computado a avaliação. Assim, em geral, quando temos a indicação da realização da rinomodelação, incluindo a consulta e o procedimento, demoramos entre uma hora e uma hora e meia.

Cuidados antes da rinomodelação?

São poucos os cuidados que temos que ter antes da rinomodelação. Basicamente espera-se que o paciente não utilize medicações anticoagulantes ou ainda que faça alimentações com verduras verdes escuras (anticoagulantes naturais). Assim, medicações que afinem o sangue são contra indicadas, pois aumenta o risco de sangramento local e hematoma.

 

Cuidados após a rinomodelação?

Após a rinomodelação solicita-se ao paciente que não manipule o nariz. O acido demora algumas horas para ser incorporado ao tecido. Nesta fase, caso seja feita a manipulação, podemos observar que o produto se deslocou da região em que foi inserido.

 

Em forma de lista temos que não pode:

  • -sauna no dia da aplicação
  • -ingestão de bebidas alcoólicas no dia da aplicação
  • -massagem no local da aplicação

 

Quem devo procurar para realizar uma rinomodelação?

O otorrinolaringologista é a resposta. O Dr. Gabriel Bijos é médico otorrino em Salvador, São José dos Campos e São Paulo. Se você estiver nestas localidades pode procurá-lo na clínica otorrino Dr. Gabriel Bijos – Otorrino e Rinoplastia. Caso você não tenha acesso ao melhor otorrinolaringologista em sua cidade, talvez seja interessante o otorrino Salvador, São José dos Campos ou São Paulo. Se precisar, procure a emergência otorrino Salvador (clínica otorrino Dr. Gabriel Bijos), pronto atendimento otorrino São José dos Campos ou pronto socorro mais próximo.

 

Tem alguma dúvida, precisa de mais algum esclarecimento?

Escreva-me, faço questão em responder todos os questionamentos que me são feitos, assim, meu blog fica mais completo e posso ajudar um número maior de pessoas nas diversas localidades do Brasil.

gallery/rinomodelação, antes, depois, otorrino, rinoplastia, dr gabriel bijos, preço, custo, riscos, em, salvador, bahia, melhor, renomado, melhor
gallery/rinomodelação, antes, depois, otorrino, rinoplastia, dr gabriel bijos, preço, custo, riscos, em, salvador, bahia, melhor, renomado, melhor (5)
gallery/rinomodelação, antes, depois, otorrino, rinoplastia, dr gabriel bijos, preço, custo, riscos, em, salvador, bahia, melhor, renomado, melhor (3)
gallery/rinomodelação, antes, depois, otorrino, rinoplastia, dr gabriel bijos, preço, custo, riscos, em, salvador, bahia, melhor, renomado, melhor (2)
gallery/rinomodelação, antes, depois, otorrino, rinoplastia, dr gabriel bijos, preço, custo, riscos, em, salvador, bahia, melhor, renomado, melhor (4)
gallery/rinomodelação, antes, depois, otorrino, rinoplastia, dr gabriel bijos, preço, custo, riscos, em, salvador, bahia, melhor, renomado, melhor (6)

Artigos Disponíveis: