Dacriocistorrinostomia
Dacriocistorrinostomia endoscópica

Neste texto e no vídeo esclareço muitas das questões da cirurgia.
Qual a diferença da dacriocistorrinostomia endoscopica vs. dacriocistorrinostomia externa.
Se preferirem, acessem diretamente meu canal do Youtube.

Epíforalacrimejamentochoro constante, como é feito o tratamento da epífora?

lágrima é produzida nas glândulas lacrimais que ficam situadas na parte superior da órbita em sua região mais externas. São então derramadas no sobre o olho e percorrem o caminho de lateral para medial efetuando uma lavagem do olho, além claro de sua lubrificação.

Ao chegar ao canto medial do olho entram nos ductos lacrimais. Os ductos lacrimais são dois, um superior e um inferior. Se observarmos bem na nossa pálpebra, bem na parte medial, tem um furinho, que é o ponto lacrimal. Tem um na pálpebra de baixo e um na pálpebra de cima.

Ao cair neste furinho a lágrima entra então nos ductos e é levada até o saco lacrimal, este no conseguimos ver, pois está envolto no osso lacrimal, um osso da face, na parede medial. Do saco lacrimal existe na parte mais inferior outro canal que desemboca na válvula de Hasner, que despeja a lágrima dentro do nosso nariz.

Em algumas pessoas ocorre o entupimento das vias lacrimais, seja na parte mais superior ou na parte mais inferior. Este entupimento leva então a pessoa a ter uma patologia chamada epífora, ou seja, ela apresenta um lacrimejamento constante, como se estivesse chorando o tempo todo. Claro, que não carrega consigo os sintomas do choro, apenas o lacrimejamento

O que é dacriocistorrinostomiaQual o definição de dacriocistorrinostomiaQual o significado de dacriocistorrinostomia?

O tratamento da epífora é realizado com esta cirurgia. Então, este é o nome dado à cirurgia das vias lacrimais. A cirurgia pode ser realizada por duas vias. A via externa ou a via interna, ou endoscópica. (abaixo falarei mais sobre a diferença dessas cirurgias). A cirurgia envolve a manipulação de osso da face, na parede medial (medial da órbita). É um osso lacrimal é removido, sem alterar a confirguação dos ossos da face, portanto, sem modificar a estética, principalmente na face externa.

significado da palavra dacriocistorrinostomia deriva da junção de inúmeras palavras. Dacrio, relativo à junção óssea entre o osso frontal e lacrimal. Cisto, relativo ao saco lacrimal. Rino, relativo ao nariz. Estomia, relativo à confecção de um estoma, ou uma passagem.

Quais as indicações da dacriocistorrinostomia endoscópica ou por via externa?

As indicações são as mesmas para as duas vias da cirurgia. Não há diferenças nas indicações da cirurgia. A diferença está na aptidão do cirurgião realizar o procedimento por dentro do nariz ou por fora. Pelo simples fato de não haver cicatrizes na pele do rosto, eu prefiro sempre realizar o procedimento cirúrgico por dentro do nariz. Neste caso, o ossos da face que manipulamos, é o osso da face, na parede medial (medial da órbita e o septo nasal, às vezes manipulamos o osso etmóide, sem que seja acessada a cavidade orbitária ou maxilar superiror?

Faz parte das principais indicações a epífora, ou seja, o lacrimejamento constante (esta é a principal indicação da cirurgia de dacriocistorrinostomia), a dacriocistite de repetição, ou seja, quando há infecções de repetição do saco lacrimal. Nestes casos há a formação de pus dentro do saco lacrimal, com isto pode haver refluxo desse pus para o olho ou ainda a formação de fístulas para a pele.

Esses casos relatados podem ocorrer de forma unilateral, ou seja, apenas em um olho ou bilateral, ou seja, em ambos os olhos.

Como é feita a cirurgia de dacriocistorrinostomia?

a cirurgia de dacrio por via externa, ou seja, realizando-se um corte na pele, bem no sulco lacrimal, de forma então que a cicatriz permaneça quase imperceptível, acessa-se o osso lacrimal, as vias lacrimais e então se realiza a desobstrução das vias lacrimais para dentro do nariz. Esta via é a preferida dos médicos oftalmologistas.

A outra via, preferida dos otorrinolaringologistas é a via interna, ou dacriocistorrinostomia endoscópica. Esta cirurgia é realizada com câmera de vídeo por dentro do nariz. Não há cicatrizes externas na pele, a cicatriz é feita por dentro do nariz. Nela, acessamos o osso lacrimal, removemos e então acessamos as vias lacrimais para então realizar a desobstrução.

Após o acesso às vias lacrimais, deixamos um cateter, ou uma sonda, chamada de sonda de Crawford nas vias, para evitar com isso a ocorrência de estenose, um dos principais riscos desta cirurgia.

Quais os riscos e complicações das dacriocistorrinostomias?

cirurgia é realizada sob anestesia geral em ambiente hospitalar, tem uma duração média de 45 minutos por lado operado. O principal risco desta cirurgia é a abertura inadvertida de estruturas adjacentes ao local operado.

Assim, existe um risco baixo de trauma nos olhos. Pode haver a abertura do seio maxilar (sem abrir o maxilar superior, ou seja, acessar a cavidade orbitária, manipulamos o septo nasal, faz parte manipular o osso etmóide que é um osso de entrada na cirurgia, pode ser manipulada a concha nasal inferior) ou a lesão de alguma artéria que passe pela região operada. Apesar dos riscos, esta é considerada uma cirurgia segura e com baixos índices de complicações.De todos as complicações relatadas, assim que identificadas devem ser reparadas.

A principal complicação desta cirurgia é a estenose das vias lacrimais. Assim, ainda que utilizada a melhor técnica possível, utilizado os melhores aparelhos e tecnologia disponíveis, há um risco de voltar a ocluir a via lacrimal e ser necessária uma nova cirurgia.

Trabalhos da literatura mundial relatam que há um risco de 4% de reestenose das vias lacrimais após a cirurgia de dacrio. Assim, temos que a cada 100 pacientes operados, quatro podem voltar a apresentar obstrução da via lacrimal e pode ser necessária uma nova cirurgia para sua correção.

Há ainda o risco de infecções locais. Assim, se faz necessário o uso de antibióticos após a cirurgia.

Por fim, há o risco de sangramentos locais. Nestes casos, pode ser necessário o uso de tampões nasais ou ainda a necessidade de uma nova cirurgia para resolver a epistaxe.

Como é a recuperação da dacriocistorrinostomia? Como é o pós operatório cirurgia de dacriocistorrinostomia?

A recuperação da cirurgia é tranqüila. Não há restrições alimentares nesta cirurgia. No caso das cirurgias por via endoscópica como não há sutura da mucosa haverá um pequeno sangramento pelo nariz nos primeiros três dias da cirurgia. Esse sangramento é autolimitado, ou seja, não precisa de qualquer procedimento para que se resolva espontaneamente.

É uma cirurgia que pode haver algum incomodo doloroso, entretanto, tal quadro de dor é local e facilmente resolvido com analgésicos simples de uso habitual da população.

sonda de Crawford é deixada nas vias lacrimais por um período de cerca de 90 dias. Não incomoda, tampouco, o paciente sente ela. Ao final deste período é realizada sua remoção em ambiente de consultório, não sendo necessária uma nova cirurgia.

É uma cirurgia ambulatorial, ou seja, o paciente interna pela manhã, realiza o procedimento cirúrgico e é liberado ao final da tarde para ir embora. Não é necessário dormir no hospital.

dacriocistorrinostomia-endoscopica

Quanto custa uma dacriocistorrinostomiaQuanto custa a cirurgia de dacriocistorrinostomia?

O custo da cirurgia de dacrio é variável de acordo com o material utilizado. No caso da cirurgia endoscópica há a cobrança pelo hospital da internação com diária cirúrgica e do uso do sistema de vídeo, ou seja, a taxa de vídeo.

Além deste custo, inerente ao procedimento cirúrgico, o paciente ainda deve arcar com os custos da equipe do cirurgião, ou seja, o cirurgião, seu auxiliar (normalmente outro colega otorrinolaringologista) e o instrumentador.

Quem devo procurar para realizar uma cirurgia endoscópica?

otorrinolaringologista é a resposta. O Dr. Gabriel Bijos é médico otorrino em Salvador, São José dos Campos e São Paulo. Se você estiver nestas localidades pode procurá-lo na clínica otorrino Dr. Gabriel Bijos – Otorrino e Rinoplastia. Caso você não tenha acesso ao melhor otorrino em sua cidade, talvez seja interessante o otorrino Salvador, São José dos Campos ou São Paulo. Se precisar, procure a emergência otorrino Salvador (clínica otorrino Dr. Gabriel Bijos), pronto atendimento otorrino São José dos Campos ou pronto socorro mais próximo.

Tem alguma dúvida, precisa de mais algum esclarecimento?

Escreva-me, faço questão em responder todos os questionamentos que me são feitos, assim, meu blog fica mais completo e posso ajudar um número maior de pessoas nas diversas localidades do Brasil.

Dr. Gabriel Bijos em ação