Anatomicamente, cada nariz é uma marca pessoal. No entanto, é comum o desejo de inúmeras pessoas em alterar o perfil e melhorar a autoestima. Por exemplo, levantar a ponta do nariz ou alterar a estrutura do dorso nasal.
De acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, o Brasil é o segundo país com maior procura por procedimentos estético-cirúrgicos, num total de 1,3 milhão de intervenções cirúrgicas.
Este dado demonstra a pertinência e aceitação, por parte da população brasileira, na adoção de procedimentos cirúrgicos precisos e seguros para se alcançar uma melhoria na qualidade de vida.
Neste artigo, o Dr. Gabriel Bijos aborda os procedimentos e os benefícios em se levantar a ponta do nariz a partir de rinoplastia ou rinomodelação.
Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!
Levantar a ponta do nariz: conheça as vantagens
Alterar a anatomia e perfil do nariz é um sonho compartilhado por muitas pessoas. Independente da motivação, deseja-se sempre um melhoramento na imagem ou remodelamento por quadros de saúde.
Por este aspecto, os procedimentos capazes de levantar a ponta do nariz, alterar o dorso nasal ou as asas nasais são recorrentemente procurados. Isso se dá ao fato das vantagens que estes procedimentos possibilitam ao indivíduo. Desde a autoestima, até a melhora na respiração.
Confira a seguir os principais benefícios, suas implicações e saiba como levantar a ponta do nariz pode interferir positivamente na qualidade de vida das pessoas.
Autoestima
Diversas pessoas convivem com algum ou outro aspecto de seu corpo que as deixa insatisfeitas. Este quadro é comum, sendo compreendido pela medicina. Desse modo, a intervenção cirúrgica é uma das estratégias no melhoramento da autoestima do indivíduo.
Tendo em vista que ao nariz é creditada muita atenção na face, a opção pela rinoplastia e pelas intervenções de remodelamento é comum entre os pacientes que procuram por uma melhora na autoestima e na autopercepção.
Dado a natureza subjetiva da autoimagem, vale ressaltar que a cirurgia representa uma das estratégias de melhoramento na qualidade de vida do indivíduo. Recomenda-se, sempre, o acompanhamento psicológico de modo que questões de idealização de imagem sejam compreendidas.
Isto se dá devido ao fato da rinoplastia e demais procedimentos estarem associados contextualmente às possibilidades que a anatomia do indivíduo fornece em relação às condições de intervenção cirúrgica.
Ou seja, a relação entre objetivos estéticos e possibilidades cirúrgicas de remodelamento anatômico como, por exemplo, levantar a ponta do nariz.
De todo modo, é comum ao final do procedimento e da estabilização completa os relatos de pacientes acerca do melhoramento na autoestima e autoimagem. Os impactos positivos são colhidos em cada conversa e acompanhamento dos resultados da cirurgia.
Sendo comum os relatos de satisfação com o procedimento e revolução nas condições de vida da pessoa, tais como:
· maior segurança em contextos de socialização
· autoimagem, conforto pessoal e aceitação
· satisfação estética e aumento na autoestima
Melhora na respiração

Tendo em vista questões congênitas ou por eventualidade (traumas ou quadros de saúde desenvolvidos), a anatomia do nariz pode apresentar deformidades ou distorções que implicam na piora do funcionamento ideal e da passagem de ar.
Nestes casos, o indivíduo apresenta dificuldades na respiração, acarretando em sintomas colaterais que abrangem desde episódios de enxaqueca até doenças relacionadas à baixa oxigenação.
A rinoplastia funcional é uma das soluções, representando uma intervenção cirúrgica delicada e precisa capaz de remodelar o nariz do indivíduo, possibilitando a reconfiguração de sua anatomia e melhora na respiração.
Em alguns casos, levantar a ponta do nariz é uma das estratégias no melhoramento das condições de entrada e saída de ar. Gerando quadros de melhoria na respiração e maior qualidade de vida para o indivíduo.
Quanto custa uma cirurgia para levantar a ponta do nariz?
Como procedimento cirúrgico, a rinoplastia demanda instrumental hospitalar, equipamentos, equipes auxiliares e cirurgião plástico da face com expertise e conhecimento acadêmico atualizado.
Isso implica num conjunto de insumos e profissionais envolvidos na realização do procedimento e, como qualquer outro serviço comercializado, é possível que ocorram flutuações convencionais de mercado no valor final.
Isso implica que profissionais com maior qualificação e tempo de profissão, com estrutura de clínica e equipes de apoio, tendem a apresentar valores compatíveis com os resultados alcançados e casos de sucesso.
Por este aspecto, na hora de pesquisar e comparar valores, avalie sempre a trajetória do profissional, a estrutura que possibilita aos seus pacientes, os profissionais que o auxiliam e, sobretudo, a satisfação de seus pacientes com um procedimento assertivo, seguro e com qualidade.
Aproveite e saiba também com quantos anos já se pode fazer rinoplastia.
Como levantar a ponta do nariz sem cirurgia? Conheça o procedimento
Além da rinoplastia, a rinomodelação é um dos procedimentos possíveis para levantar a ponta do nariz. A partir da aplicação precisa de ácido hialurônico em partes específicas, a anatomia do nariz é remodelada de modo não cirúrgico.
O procedimento pode ser realizado em consultório a partir de anestesia local ou bloqueio anestésico. Além de ser capaz de levantar a ponta do nariz, a rinomodelação também pode realizar preenchimento no:
· dorso nasal
· ângulo nasofrontal
· ângulo nasolabial
· columela
Devido às propriedades hidrofílicas, o ácido hialurônico provoca aumento do tecido na região aplicada. Desse modo, possibilitando a remodelação da anatomia do nariz sem, contudo, ser necessária a intervenção cirúrgica.
No entanto, na literatura médica, estima-se uma duração de 6 a 24 meses dos resultados obtidos. Para tanto, devem ser levados em consideração aspectos como a quantidade de ácido hialurônico aplicada, a possibilidade de intervenção dado a anatomia do nariz e a expertise do médico responsável.
Para efeitos de longa duração, recomenda-se sempre o procedimento de rinoplastia. Uma intervenção cirúrgica precisa e delicada capaz de alterar a anatomia do nariz a partir de procedimentos de enxerto, osteotomias, suturas e dentre outros.
Mas, você sabe o que é rinoplastia e como esse procedimento é realizado? Continue no artigo e saiba mais!
Rinoplastia: o que é?

A rinoplastia é o procedimento cirúrgico realizado com objetivo de remodelamento da anatomia do nariz, sendo realizado exclusivamente por cirurgião plástico da face com especialização e conhecimento acadêmico direcionado.
Neste sentido, o médico responsável avalia toda a estrutura do nariz do paciente, solicitando a realização de exames de imagem ou laboratoriais, de modo a compreender o quadro de saúde e desenvolver a melhor estratégia de intervenção cirúrgica.
A partir da rinoplastia é possível, por exemplo, levantar a ponta do nariz, alterar o dorso nasal, assim como as narinas. Mas, vale ressaltar que os resultados alcançados dependem, em grande parte, da expertise e habilidade do cirurgião plástico da face.
· Rinoplastia redutora
· Rinoplastia de dorso nasal
· Rinoplastia de aumento
· Rinoplastia de columela
· Septoplastia
Aproveite e leia também o artigo exclusivo do Dr. Gabriel Bijos sobre os tipos de rinoplastia, suas características e recomendações.
Como é feita a rinoplastia?
Tendo em vista sua natureza de intervenção cirúrgica, a rinoplastia é realizada em ambiente médico-hospitalar, com instrumentos específicos e equipe de apoio qualificada.
O médico, avaliando a melhor estratégia, pode realizar o procedimento a partir da técnica aberta ou fechada. A escolha parte da avaliação das possibilidades em relação à anatomia do nariz do paciente.
Pela técnica aberta, o cirurgião realiza delicadamente uma incisão intracartilaginosa bilateral, procedendo à dissecção do nariz e posteriores procedimentos de remodelamento. Já pela técnica fechada, o médico realiza uma incisão transcolumelar e posterior incisão infracartilaginosa, de modo a expor as estruturas osteocartilagínea do nariz.
Independente do tipo de procedimento e técnica utilizadas, os resultados alcançados dependem de fatores como as condições anatômicas do nariz do paciente, as possibilidades de intervenção cirúrgica e, sobretudo, a perícia e habilidade do cirurgião plástico da face.
Qual é a diferença entre Rinomodelação e Rinoplastia?
Como vimos no tópico anterior, a rinomodelação difere-se da rinoplastia por ser um procedimento com prazo de 6 a 24 meses de duração, sendo realizado a partir da aplicação de ácido hialurônico em partes específicas do nariz do paciente.
Já a rinoplastia é uma intervenção cirúrgica, podendo ser realizada por técnica aberta ou fechada, e que permite a reestruturação da anatomia do nariz a partir de procedimentos de enxerto, osteotomia e demais intervenções.
Tendo em vista sua natureza enquanto procedimento cirúrgico, a rinoplastia apresenta resultados a longo prazo ou definitivos, ao passo que a rinomodelação apresenta a duração correlata à efetividade do ácido hialurônico no organismo do paciente.
Independente do procedimento, quando realizado por cirurgião plástico da face com expertise, estrutura, equipe e insumos corretos, os resultados alcançados são assertivos, seguros e alinhados com as expectativas dos pacientes.
Isso é, com a melhora na autoimagem, auto percepção, autoestima a partir da harmonização do nariz em conjunto com face.
O Dr. Gabriel Bijos e sua equipe realizam procedimentos atualizados a partir de insumos médico-hospitalares modernos, possibilitando a melhora na autoestima e a satisfação de seus pacientes.
Conclusão

Neste artigo exclusivo você aprendeu sobre as técnicas e procedimentos capazes de levantar a ponta do nariz. Como vimos, a rinoplastia possibilita ao indivíduo a melhora na qualidade de vida e na autoestima, representando um procedimento assertivo e com precisão.
Além da rinoplastia, a rinomodelação pode ser indicada, a depender das expectativas do paciente e da avaliação realizada pelo cirurgião plástico da face em relação às possibilidades anatômicas.
Ao passo que a rinoplastia apresenta uma duração de longo prazo ou definitiva, a rinomodelação tende a apresentar seus efeitos ao longo de 6 a 24 meses, dependendo da técnica utilizada pelo cirurgião responsável.
De todo modo, representam procedimentos amplamente realizados, seguros e com resultados que se expressam na satisfação dos pacientes e em seus impactos positivos na vida da pessoa.
O Dr. Gabriel Bijos é cirurgião plástico da face e membro da International Federation of Facial Plastic Surgery Societies. Em sua clínica, conta com insumos e equipamentos modernos, equipe auxiliar altamente qualificada, alterando positivamente a vida de seus pacientes. Entre em contato com nosso time de atendimento e agende uma consulta e avaliação com o Dr. Gabriel Bijos!