Nariz torto: saiba qual a melhor forma de corrigi-lo!

Nariz torto

Existem diversos tipos de narizes, sendo o nariz torto um dos principais motivos pelos quais as pessoas recorrem a intervenções cirúrgicas, como a rinoplastia. 

Inclusive, diferentemente do que muitos pensam, o nariz, por ser o ponto central da face, possui funções além das respiratórias, como promover equilíbrio ao rosto.

 

Logo, as cirurgias realizadas nesta área do corpo visam não só correções estéticas. Na verdade, elas são capazes de proporcionar melhorias funcionais ao paciente.

No conteúdo de hoje, você irá aprender qual a melhor forma de corrigi-lo. Mas, antes, vamos aprofundar o nosso conhecimento sobre nariz torto e suas principais causas.

Vamos lá? Então, continue conosco e boa leitura!

 

Nariz torto, o que é?

O nariz torto, também conhecido como nariz desviado (crooked nose, em inglês), é caracterizado por apresentar um desvio do plano médio do rosto.

Na área médica, por sua vez, não existe uma classificação padrão e universal com relação aos narizes, independentemente do tipo. 

Porém, geralmente, o nariz “em S” ou o nariz “em C” são termos bastante utilizados quando se quer referir ao nariz torto ou a quaisquer desvios no plano médio facial.

 

Em uma avaliação clínica, por exemplo, a primeira consideração a ser feita é o nível do desvio que a estrutura nasal apresenta. 

Munido dessa informação, o cirurgião especializado em rinoplastia e cirurgia da face é capaz de estabelecer a melhor conduta terapêutica, justamente para promover um equilíbrio visual na face do paciente.

 

Como saber se meu nariz é torto?

Como você pode perceber até aqui, o nariz torto possui algumas características que o fazem único e, acredite, é bem frequente na população – pelos mais variados motivos.

Para saber, afinal, se o seu nariz é ou não torto, ou possui alguma deformidade estrutural, fique de frente para um espelho e faça uma conferência do plano médio facial. 

Imagine um plano que seja capaz de dividir o seu rosto no meio (lado esquerdo e direito) e verifique se existe algum desvio nasal. 

 

Geralmente, o desvio de septo é a principal causa para a apresentação de um nariz torto.

No entanto, para sanar quaisquer dúvidas, o ideal é procurar um médico especializado no assunto, um cirurgião de face ou especializado em rinoplastia, por exemplo, para que um diagnóstico mais preciso seja conferido. 

Isso porque, existem diversos graus de tortuosidade nasal, os quais podem ser definidos a partir de parâmetros de análise e medidas faciais, mesmo não havendo um padrão reconhecido.

Quais são as principais causas do nariz torto?

Para que você aprenda melhor sobre o assunto, elencamos as principais causas do nariz torto, os quais podem ir de lesões até desordens congênitas.

 

Confira!

Causas naturais

Sem dúvida, a aparência física de uma pessoa é condicionada por meio da genética dos pais, o que inclui a forma do nariz.

 

Dessa forma, a tortuosidade nasal pode ter uma causa hereditária, tornando essa condição algo inevitável.

Traumas

Caso algum paciente sofra algum trauma na face, o seu nariz pode ter algum comprometimento, fazendo com que fique torto.

 

Na maioria dos casos, os traumas sofridos podem ser grandes agravantes de condições respiratórias, por exemplo. Por isso, a intervenção cirúrgica deve ser realizada o mais rápido possível.

Procedimentos cirúrgicos mal sucedidos

Por último, mas não menos importante, temos problemas que dizem respeito à imperícia médica de alguns profissionais, como uma rinoplastia mal sucedida, por exemplo.

Dessa forma, é fundamental pesquisar a vida e o histórico do médico que irá realizar o procedimento cirúrgico, bem como suas qualificações.

 

Inclusive, para maior segurança, verifique se ele é membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF), membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (ABORL-CCF) e de outras instituições de renome.

Nariz torto pode causar problemas de saúde?

Acredite, o nariz torto não está relacionado apenas à parte estética e visual do paciente. Na verdade, existem algumas questões de ordem funcional que precisam ser levadas em consideração.

Isso porque, em alguns casos, essa condição nasal pode comprometer a função respiratória do paciente, impedindo que ele tenha uma respiração normal e adequada. 

 

Afinal, na maioria das vezes, o nariz torto está relacionado a um desvio do septo nasal, fazendo com que obstruções sejam bastante frequentes. 

Assim, a melhor forma de corrigi-lo é procurar um médico especializado no assunto. Dessa forma, há maiores chances de garantir mais qualidade de vida e bem-estar ao paciente.

Leia também: Melhores cirurgiões plásticos de Salvador: saiba como escolher!

 

Quais problemas o nariz torto pode causar

 

Como corrigir o nariz torto?

A correção do nariz torto pode ser efetuada por meio de intervenção cirúrgica. 

No entanto, como existem alternativas, apenas um médico especializado é capaz de indicar a melhor cirurgia para cada caso especificamente. 

 

Abaixo, elencamos as intervenções cirúrgicas mais recorrentes no que diz respeito à correção de nariz torto. 

Acompanhe!

Rinoplastia

A rinoplastia, hoje, é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, tanto entre homens quanto entre as mulheres. 

 

Seu objetivo é corrigir aspectos funcionais e até mesmo estéticos da estrutura nasal com a finalidade de promover uma correção das partes externas, bem como suas variáveis.

Assim, alguns problemas que podem ser corrigidos por meio da rinoplastia são:

 

  • nariz torto;
  • nariz grande;
  • nariz globoso;
  • nariz caído;
  • nariz pequeno.

 

Ela é altamente recomendável para casos em que também há obstruções nasais, comprometendo, assim, a qualidade de vida e a própria respiração do paciente. 

Septoplastia

A septoplastia, por sua vez, é uma cirurgia voltada para a correção do desvio de septo, uma das principais causas para o nariz torto. 

Com essa intervenção cirúrgica, há maiores chances de maximizar a permeabilidade das narinas (fossas nasais) e, consequentemente, favorecer o bem-estar do paciente. 

Por se tratar de uma cirurgia de rinoplastia funcional, ela somente deve ser indicada por um médico especializado em cirurgia da face e rinoplastia.

Inclusive, ela é a mais indicada quando o paciente tem alguma desordem respiratória ou algum comprometimento da função nasal.

 

Dependendo da complexidade do desvio do septo nasal, a cirurgia pode demorar de 30 a 60 minutos. Caso haja algum imprevisto, esse tempo pode ser um pouco maior.

Geralmente, o tempo de recuperação é curto e, em poucas semanas, o paciente pode voltar a realizar suas atividades rotineiras de forma normal, sempre atendendo às recomendações médicas para uma boa recuperação.

 

Septorrinoplastia

A septorrinoplastia, também chamada de rinosseptoplastia, é a junção das técnicas avançadas de rinoplastia e septoplastia em apenas uma intervenção cirúrgica. 

Geralmente, esse tipo de cirurgia é indicada quando o paciente possui indicação para ambos os procedimentos e não se quer fazê-lo passar por traumas cirúrgicos e desconfortos mais de uma vez. 

 

Inclusive, a principal vantagem dessa intervenção cirúrgica é que o tempo de recuperação acaba sendo mais rápido e promissor, caso as recomendações médicas sejam plenamente atendidas. 

Porém, lembre-se: apenas o médico especializado em rinoplastia e cirurgia da face é capaz de indicar a melhor cirurgia – após uma avaliação clínica personalizada.

 

Como a rinoplastia para correção do nariz torto é feita?

A rinoplastia para a correção do nariz torto é feita por meio do reposicionamento ósseo, bem como cartilagens nasais e septo. 

Em alguns casos, inclusive, há a necessidade de realizar uma osteotomia, ou seja, uma fratura controlada cirurgicamente que visa a correção de alterações do septo e da pirâmide nasal.

O principal propósito do cirurgião com a aplicação da rinoplastia, neste caso, é promover um alinhamento das estruturas do nariz à linha média do rosto, fazendo com que haja uma harmonização na face do paciente. 

 

Por conta disso, contar com um profissional experiente, como o Doutor Gabriel Bijos, cirurgião especialista em face, é sinônimo de procedimento cirúrgico realizado sem complicações e utilizando técnicas avançadas em cirurgia da face e rinoplastia.

Entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas principais dúvidas sobre as soluções que podemos te oferecer e deixá-lo ainda mais deslumbrante!

 

Como a rinoplastia é realizada

 

Conclusão

No conteúdo de hoje, você pode conhecer um pouco mais sobre o nariz torto e suas principais causas.

Além disso, conseguimos perceber que as intervenções cirúrgicas não são apenas voltadas a correções de ordem estética. 

Na verdade, a rinoplastia, bem como outras cirurgias aplicadas às estruturas nasais, são capazes de corrigir desordens funcionais, as quais comprometem funções respiratórias do paciente.

 

Por fim, pode conferir a importância de consultar um cirurgião especializado em face que possui vasta experiência, como o doutor Gabriel Bijos.

Para conhecer mais o nosso trabalho, entre em contato conosco agora mesmo e agende a sua avaliação personalizada.

Ah! Para estar por dentro de tudo que acontece no mundo da cirurgia de face e rinoplastia, acesse o blog do Dr. Gabriel Bijos e não perca nenhuma novidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *