Afinal, ter um nariz reto melhora a estética? Descubra!

Nariz reto

Muitas pessoas desejam ter um nariz reto por vários motivos. Dentre eles, o mais corriqueiro é quando se trata da estética e aparência pessoal.

Inclusive, esse fato pode ser comprovado por meio dos últimos dados divulgados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês).

Segundo eles, hoje, o Brasil é o segundo maior país que realiza procedimentos cirúrgicos para fins estéticos e, dentre eles, a rinoplastia é uma das mais procuradas.

 

É certo que esse procedimento estético também pode vir acompanhado de uma cirurgia anterior para correção de alguma deformidade, por exemplo.

Logo, muitas pessoas procuram ter um nariz reto justamente para promover maior harmonização na face, aumentando, assim, sua autoestima e bem-estar.

Mas será que ter um nariz reto realmente melhora a estética do indivíduo? No conteúdo exclusivo de hoje, respondemos essa e outras questões. 

Quer saber mais? Então, continue conosco e boa leitura!

Nariz reto, o que é?

O nariz reto, também conhecido como nariz grego, é caracterizado por possuir um tipo de “ponte reta” até a ponta do nariz, mas sem que o ápice fique caído, curvo ou até mesmo levantado.

Uma curiosidade: ele é conhecido como “nariz grego” porque faz alusão a cultura grega e seus deuses, os quais eram esculpidos com nariz reto.

Inclusive, esse tipo de nariz está muito associado ao nariz fino e arrebitado também, o qual é o desejo da maioria das pessoas quando se trata de estética facial.

Com ele, o dorso do nariz é reto e forma uma projeção harmoniosa com os demais componentes da face, tornando-a simétrica.

 

Porém, como você verá mais adiante, nem sempre ter esse tipo de nariz é o mais indicado para alguns brasileiros.

Isso porque, para que ele promova uma aparência natural e esteticamente agradável, o recomendado é procurar ajuda de um profissional especializado em rinoplastia e cirurgia da face.

Assim, você saberá qual o tipo de nariz mais indicado para que haja uma combinação adequada entre o seu nariz e o restante dos componentes do rosto.

Existe um nariz ideal para cada tipo de rosto?

Na verdade, o nariz ideal é apenas uma construção social de imagem perfeita. 

Isso porque, o nariz ideal é aquele que faz você se sentir bem, mesmo que a rinoplastia seja a via escolhida por você para alcançar esse objetivo.

O que consideramos ideal, na verdade, é a simetria entre o nariz e os demais componentes do rosto. 

Assim, tanto o tamanho quanto o formato irão depender do rosto em si, justamente para criar um aspecto mais natural para o nariz.

 

Para que você tenha uma ideia da relevância desse assunto, veja o que médicos suíços comentaram sobre o famoso “nariz dos sonhos”.

Segundo uma matéria publicada na revista Super Interessante, esses pesquisadores analisaram mais de 2000 narizes e chegaram à conclusão de que a altura ideal do nariz varia em torno de 5,8 cm e a largura 2,6 cm. 

No entanto, consideramos que as variações de largura e altura são bastante particulares e precisam ser analisadas com cuidado por um profissional, justamente para que seja dado um aspecto mais natural possível à face.

 

Tipos de nariz

Tipos de narizes: quais as principais diferenças?

Entender que, além do nariz reto, existem outros tipos de narizes é o primeiro passo para saber se ele combina (ou não) com o seu rosto.

Para que você entenda de forma didática, elencamos os principais tipos de narizes e suas características. Acompanhe!

 

  • Nariz de batata: conhecido também como nariz redondo ou de cozinha, é aquele que possui a ponta mais gordinha e asas maiores. É chamado de batatinha porque o formato lembra o de uma batata;
  • Nariz negroide: sua principal característica é a base mais larga, bem como as narinas, além de ter uma pele grossa na ponta;
  • Nariz romano: esse nariz é caracterizado pela giba dorsal e polo osso saltado. Além disso, possui uma protuberância formada por cartilagem e osso no dorso. Quando vista de perfil, a giba dorsal se torna ainda mais evidente;
  • Nariz arrebitado e fino: para muitos, esse tipo de nariz é considerado o mais esteticamente agradável e, por isso, o desejo de muitas pessoas. Ele se caracteriza por ter narinas mais estreitas e a ponte nasal mais fina. No dorso é possível notar um côncavo levemente marcado e a ponta é inclinada para cima de maneira bem sutil;
  • Nariz largo: esse tipo de nariz é famoso pelo espaçamento amplo entre os olhos, o qual é provocado pelo dorso que é mais achatado. É comum, inclusive, as asas mais abertas nesse tipo de nariz e, por isso, muitas pessoas que têm esse nariz acabam recorrendo a procedimentos estéticos, como a rinoplastia.

 

Além desses narizes, existem outros que também são bastante recorrentes na população, tais como: nariz asiático ou curto, nariz grego, nariz com ponta bífida, nariz côncavo, nariz caucasiano, nariz fino, nixon nose (por conta do ex-presidente dos EUA, Richard Nixon), nariz adunco etc. 

 

Você deseja mudar a aparência das suas orelhas? Conheça a cirurgia plástica de Otoplastia!

 

Afinal, nariz torto pode ficar reto?

Antes de qualquer coisa, é importante que você saiba que cada caso é um caso e, para entender melhor a necessidade de cada paciente, uma consulta personalizada é a chave do sucesso. 

Isso porque, muitos chegam ao consultório com essa dúvida: “doutor, nariz torto pode ficar reto?”. 

Além disso, é válido mencionar que, quando o indivíduo tem um nariz que cresceu torto, promovendo uma deformidade grande na parte óssea, dificilmente a septoplastia, por exemplo, irá deixá-lo reto.

Nesses e em outros casos, a rinoplastia é a opção mais indicada, pois ela será capaz de proporcionar esse equilíbrio na face.

O que fazer para deixar meu nariz reto?

Atualmente, existem diversas “maneiras”, até mesmo dicas caseiras, que prometem modelar o nariz, deixando-o mais fino, mais reto etc. 

No entanto, não existem quaisquer estudos científicos que comprovem que essas medidas são, de fato, eficientes para deixar um nariz reto, por exemplo.

Isso porque, essas “dicas” não passam de mitos, os quais são espalhados, muitas vezes, por aquelas pessoas que possuem aversão a procedimentos cirúrgicos, como a rinoplastia.

Assim, massagem budista com creme facial, modelador de nariz, maquiagem ou afins não são as melhores alternativas para se chegar nesse objetivo.

Para te ajudar, elencamos algumas medidas plausíveis para que você consiga deixar o seu nariz reto e, assim, garantir maior bem-estar.

Procure um profissional qualificado

Antes de decidir qual é o procedimento ideal para o seu caso, é fundamental que você procure um profissional devidamente capacitado e qualificado para o exercício dessa função.

Isso porque, não é difícil encontrarmos “profissionais” que não possuem o mínimo conhecimento sobre o assunto e são apenas procurados por conta dos “preços mais acessíveis”, como divulgam. 

No entanto, lembre-se: o barato, às vezes, pode sair bem mais caro. Então, verifique quem é o profissional que irá realizar o seu procedimento e cheque os resultados de outros pacientes, bem como seus feedbacks.

 

Avaliação clínica personalizada

 

Realize uma avaliação

Após encontrar um profissional qualificado, chegou um dos momentos mais importantes do processo: a avaliação clínica.

Porém, é importante você verificar como o profissional adota essa avaliação. Isso porque, quanto mais personalizada for, melhores serão os resultados.

Inclusive, é nesse momento que a expectativa fica alinhada com a realidade. 

Afinal, o recomendado é que o profissional tenha uma conversa aberta com o paciente sobre o formato e tamanho ideais, os quais deixarão o rosto mais harmonioso e com aspecto natural.

Rinoplastia 

A rinoplastia, por sua vez, é uma das opções, atualmente, mais interessantes quando o assunto é ter um nariz reto.

Isso porque, nem sempre a septoplastia, como mencionado anteriormente, será capaz de corrigir deformidades ou outros problemas nasais.

Logo, a rinoplastia se consagra como uma alternativa inteligente de promover esse equilíbrio facial, bem como auxilia para que o rosto seja mais simétrico.

O Nariz reto está relacionado a uma melhor estética?

Após entendermos o que é um nariz reto, bem como suas características, podemos perceber que, sim, na maioria dos casos, ele está relacionado a uma melhor estética facial.

Isso porque, ele contribui para um aspecto visual mais agradável. No entanto, é fundamental, como mencionado anteriormente, que um profissional médico especializado em rinoplastia e cirurgia da face seja consultado.

Afinal, somente ele, após uma avaliação clínica personalizada, é habilitado para indicar qual o melhor nariz para o quadro atual e geral do paciente.

 

Inclusive, durante essa consulta as expectativas poderão ser alinhadas de forma ampla, justamente para que o paciente tenha plena satisfação do resultado alcançado.

Por conta disso, contar com um profissional experiente, como o Doutor Gabriel Bijos, cirurgião especialista em face, é sinônimo de procedimento cirúrgico realizado sem complicações e utilizando técnicas avançadas em cirurgia da face e rinoplastia.

Entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas principais dúvidas sobre as soluções que podemos te oferecer e deixá-lo ainda mais deslumbrante!

 

Nariz reto relacionado estética

Conclusão

Neste conteúdo exclusivo, você foi capaz de conhecer mais sobre o nariz reto, bem como suas características e todo acervo histórico por trás dele. 

Além disso, pode conhecer alguns dos tipos de narizes mais encontrados atualmente. Inclusive, pode compreender que, sim, existe um nariz esteticamente ideal para cada tipo de rosto.

Além disso, você conseguiu perceber que não adianta buscar ter um nariz reto se esse tipo não for indicado para promover equilíbrio ao seu rosto.

Porém, isso será dito em uma consulta clínica personalizada com um cirurgião especializado em face, como o Doutor Gabriel Bijos.

Para conhecer mais o nosso trabalho, entre em contato conosco agora mesmo e agende a sua avaliação personalizada.

Ah! Para estar por dentro de tudo que acontece no mundo da cirurgia de face e rinoplastia, acesse o blog do Dr. Gabriel Bijos e não perca nenhuma novidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *