Cirurgia no nariz para respirar melhor: saiba tudo sobre!

Cirurgia no nariz para respirar melhor, mulher indicando prazer em respirar sem restrições

Diversas doenças podem causar, como sintoma, a obstrução nasal. Para estes casos, as cirurgias no nariz para respirar melhor são recomendadas como tratamento, possibilitando uma melhora nos quadros de saúde e aumento da qualidade de vida das pessoas.

 

Como exemplo, estes procedimentos podem ser realizados com a finalidade de correção de desvio de septo, de diminuição da volumetria dos cornetos, assim como na desobstrução dos seios nasais.

 

Cada caso, previamente analisado de maneira minuciosa pelo médico cirurgião plástico da face, demanda um plano de tratamento também específico.

 

Neste artigo exclusivo o Dr. Gabriel Bijos explica tudo sobre estes procedimentos, sua classificação, quando são recomendados, quais doenças trata e quais as recomendações antes, durante e depois do procedimento cirúrgico.

 

Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!

 

O que é uma cirurgia no nariz para respirar melhor?

A obstrução nasal é um sintoma que afeta, de maneira ampla, a qualidade de vida das pessoas. Desde atividades simples, como a regulação do sono, até a prática de exercícios e atividade física são prejudicadas.

 

Por isso, existem métodos e tratamentos baseados na em intervenção cirúrgica, seja por correção de desvio de septo (Septoplastia), desobstrução de seios nasais (Sinusectomia) ou diminuição do volume das mucosas dos cornetos (turbinoplastia).

 

Este procedimento tem por objetivo promover a melhora no quadro de doenças crônicas decorrentes de alguma alteração na estrutura anatômica do nariz, sendo realizadas de maneira detalhada, minuciosa e precisa por um cirurgião plástico da face.

 

Mas, em quais casos é indicado a cirurgia no nariz para respirar melhor e quais os tipos de procedimento? Continue no artigo!

 

Quais os casos em que é indicado a cirurgia no nariz para respirar melhor?

Diversas patologias causam o sintoma de obstrução nasal, sendo que alguns planos de tratamento consideram a cirurgia no nariz para respirar melhor como a estratégia ideal.

 

Para tanto, alguns casos específicos são considerados, tais como: a correção de válvulas nasais, a correção de desvio de septo, assim como a redução da volumetria dos cornetos.

 

Confira a seguir em quais casos é indicado o procedimento cirúrgico como tratamento ideal.

 

Correção de válvulas nasais

Em casos de insuficiência das válvulas nasais, decorrente de condição associada à formação genética, procedimentos anteriores ou, inclusive, processo natural de envelhecimento da pessoa.

 

Desvio do septo

O desvio de septo é uma condição relativamente comum, podendo ter origem em traumas na região ou, ainda, na má formação genética desta parte da anatomia do nariz. Sua correção pode ser realizada por procedimento de septoplastia.

 

Hipertrofia dos cornetos

Na anatomia do nariz humana, os cornetos se localizam na cavidade nasal, sendo revestidos por mucosa. Quando ocorre a hipertrofia desta mucosa há um aumento do volume na região, isto impacta no fluxo de arte, prejudicando a respiração. Para este caso, recomenda-se a turbinoplastia.

 

Médico explicando em quais casos é indicado uma cirurgia no nariz para respirar melhor

Quais os tipos de cirurgias no nariz para respirar melhor?

As diversas patologias que originam o sintoma de obstrução nasal podem apresentar, também, diversas abordagens terapêuticas. Dentre estas, as cirurgias no nariz podem ser realizadas com objetivos de:

 

·  Correção de desvio de septo nasal

·  Desobstrução dos seios nasais

·  Redução do volume da mucosa dos cornetos

 

Por este aspecto, cada uma destas abordagens apresenta características próprias, técnicas específicas, assim como indicação para o caso diagnosticado pelo médico ou médica responsável.

 

Confira a seguir e em detalhe cada um desses procedimentos e saiba como funciona a cirurgia no nariz para respirar melhor.

 

Septoplastia

A septoplastia é uma das cirurgias em otorrinolaringologia que tem por finalidade a correção do desvio do septo nasal.

 

Este desvio pode ter origem na fisiológica, decorrendo da formação e do perfil anatômico do nariz do paciente ou, ainda, ser causado por algum trauma. Esta situação, tanto por formação ou trauma, implica na piora do fluxo de ar.

 

Portanto, representa uma das cirurgias no nariz para respirar melhor, sendo recomendada em casos de rinossinusite crônica, epistaxe, cefaleia rinogênica por contato ou, ainda, tumores possíveis.

 

Sinusectomia

Esta cirurgia é indicada em casos que necessitam de desobstrução dos seios nasais, aspecto que possibilita o surgimento de um número de doenças sinusais crônicas e recorrentes. Por este aspecto, a sinusectomia é uma das opções avaliadas pelo médico ou médica responsável.

 

Por exemplo, a sinusectomia pode ser adotada como tratamento cirúrgico para casos de sinusite crônica, apresentando índices satisfatórios de melhoria da qualidade de vida de pacientes com este quadro.

 

Turbinoplastia

Em casos de aumento (hipertrofia) da mucosa dos cornetos é recomendado a turbinoplastia como tratamento cirúrgico eficaz. Estas mucosas revestem estruturas ósseas no interior do nariz e, quando apresentam aumento em seu volume, prejudicam o fluxo de ar.

 

Um dos aspectos positivos associados à turbinoplastia é a sua capacidade de, potencialmente, evitar o crescimento das conchas (estruturas na cavidade nasal). Aspecto que auxilia na melhora do fluxo de ar pelas narinas.

 

Aproveite e leia também sobre rinoplastia, seus resultados, cuidados e dicas!

 

Como funciona a cirurgia no nariz para respirar melhor?

Confira a seguir como funciona a cirurgia no nariz, desde as recomendações para pré-operatório até o período de recuperação no pós-operatório.

 

Pré-operatório

Antes de qualquer procedimento cirúrgico é necessário que algumas etapas fundamentais sejam cumpridas, de modo que o médico ou médica responsável possa compreender o caso, eliminar hipóteses e definir um diagnóstico correto.

 

Para isso, são necessárias a realização de consultas, avaliação médica detalhada, exames laboratoriais ou de imagem solicitados. Assim, compreende-se o quadro geral de saúde do paciente, seu histórico e condições atuais.

 

Algumas recomendações ao paciente também são pertinentes, como, por exemplo:

 

·      Informar ao médico ou médica qualquer condição de saúde crônica ou sintomas

·      Não fumar ou abster-se do tabagismo

·      Indicar se usa remédio específicos, sobretudo, aqueles que afetam a coagulação

 

Cirurgia

Médico realizando cirurgia no nariz para respirar melhor

 

A partir da definição do tratamento cirúrgico adequado para o caso diagnosticado, o procedimento é conduzido em ambiente médico-hospitalar, com assistência de equipe de saúde e emprego de insumos específicos, como anestésicos.

 

Todo o procedimento é controlado e coordenado pelo médico cirurgião responsável, tendo em vista um planejamento previamente definido pelo qual foram avaliadas as melhores estratégias, as técnicas, etapas e resultados previstos.

 

Após o período de preparo, no pré-operatório, e da definição do plano de tratamento correto, todo o procedimento é realizado, tendo em vista uma duração prevista para o tipo de intervenção necessária.

 

Vale ressaltar que o médico ou médica responsável previamente orientam, de maneira próxima, cada paciente sobre o procedimento, explicando como, quando, o que e qual a razão de cada intervenção.

 

Pós-operatório

Após a cirurgia no nariz para respirar melhor é necessário seguir as recomendações apresentadas pelo médico, tendo em vista um processo de recuperação saudável, evitando-se complicações possíveis.

 

Estes cuidados abarcam desde aspectos relacionados à dieta durante o pós-operatório até os cuidados com a proteção ideal da região operada. Por isso:

 

·  Mantenha uma alimentação balanceada, rica em alimentos naturais e sem restrições quanto a temperaturas frias.

·  Escolha alimentos com textura não excessivamente dura durante o período de recuperação.

·  Aplique regularmente protetor solar na área tratada para protegê-la da exposição ao sol.

·  Proteja a região afetada da exposição solar como, por exemplo, utilizando um chapéu.

·  Garanta uma hidratação adequada do corpo e consumir água suficiente para auxiliar na recuperação.

·  Evite dormir com o rosto em contato direto com o travesseiro nas primeiras 1 a 4 semanas, preferencialmente deitado de costas.

 

Qual o valor da cirurgia no nariz para respirar melhor?

As cirurgias no nariz para respirar melhor são procedimento especializados que demandam o emprego de equipamentos e insumos médicos, equipes auxiliares, infraestrutura médico-hospitalar, assim como a presença de um médico especializado e com histórico de sucesso em procedimentos cirúrgicos.

 

Por este aspecto, os valores praticados no mercado podem variar de acordo com a qualidade dos processos, dos equipamentos e da infraestrutura.

 

Médicos especializados em cirurgia plástica da face são os profissionais recomendados para realizar a cirurgia no nariz para respirar melhor. Estes profissionais contam com o conhecimento acadêmico e a perícia cirúrgica ideal para estes procedimentos.

 

Neste sentido, consulte sempre a trajetória do profissional, os resultados dos procedimentos realizados, seu reconhecimento na comunidade médica e, sobretudo, a satisfação de seus pacientes.

 

Como escolher um profissional para realizar cirurgia no nariz?

A escolha do cirurgião plástico para realizar uma cirurgia no nariz para respirar melhor é uma decisão que requer consideração de critérios essenciais, desde a experiência até a infraestrutura médico-hospitalar.

 

Aspectos como histórico de sucesso, satisfação dos pacientes, reconhecimento da comunidade médica e instalações médico-hospitalares destacam-se como elementos cruciais para a avaliação adequada.

 

O Dr. Gabriel Bijos formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), especializando-se em Cirurgia Plástica da Face pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação de São Paulo.

 

É membro de renomadas associações e organizações dedicadas à cirurgia plástica, como a International Federation of Face Plastic Surgery Societies, trazendo consigo práticas internacionais atuais e modernas para a prática cirúrgica no Brasil.

 

Todos os procedimentos realizados pelo Dr. Gabriel Bijos são conduzidos em ambientes médico-hospitalares controlados, equipados com tecnologia moderna, insumos médicos de alta qualidade e uma equipe auxiliar altamente capacitada.

 

Entre em contato com nosso time de atendimento e agende uma consulta com o Dr. Gabriel Bijos!

 

Mulher confortável e indicando relaxamento após cirurgia de nariz para respirar melhor

Conclusão

Neste artigo exclusivo você aprendeu com o Dr. Gabriel Bijos sobre os tratamentos por cirurgia no nariz, para respirar melhor e alcançar um aumento na qualidade de vida, bem-estar e cura em casos de doenças associadas ao funcionamento ideal do nariz.

 

Estes procedimentos cirúrgicos são específicos, a depender do quadro diagnosticado de obstrução nasal, suas causas e melhor tratamento sugerido pela literatura médica.

 

Todas estas etapas são criteriosamente avaliadas pelo médico cirurgião plástico da face responsável pelo procedimento, sendo consideradas as melhores práticas em cirurgia.

 

O Dr. Gabriel Bijos é médico especializado em cirurgia plástica da face, realizando procedimentos de septoplastia, sinusectomia, turbinoplastia, dentre outros, apresentando um histórico de sucesso e proporcionando a melhora na qualidade de vida de seus pacientes.

 

Entre em contato com o time de atendimento e agende uma consulta com o Dr. Gabriel Bijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *