Rinoplastia pré e pós operatório

A rinoplastia, assim como qualquer procedimento cirúrgico, precisa de uma preparação antes e após a cirurgia. Ou seja, é preciso saber todos os cuidados da rinoplastia pré e pós-operatório.

 

Por isso, é necessário um profissional especializado em rinoplastia para garantir os melhores resultados com o procedimento cirúrgico.

 

Mas quais os cuidados pré-operatórios da rinoplastia e pós-operatórios da rinoplastia? Continue lendo e tire as suas dúvidas sobre rinoplastia pré e pós-operatório.

Rinoplastia pré e pós-operatório: saiba como se preparar!

 

Antes de fazer qualquer procedimento cirúrgico, é preciso fazer uma consulta médica de avaliação com o especialista.

 

Dessa maneira, com a rinoplastia é a mesma coisa. Um especialista avaliará qual o motivo da cirurgia e quais as expectativas do paciente em relação ao resultado.

 

Além disso, ele mostrará todas as etapas da cirurgia e os cuidados para a rinoplastia pré e pós-operatório.

Como é o pré-operatório da rinoplastia?

 

Os principais cuidados e providências são:

  • Não fumar alguns dias antes da cirurgia, para não retardar a cicatrização;
  • Evitar o uso de medicamentos que tenham em sua composição AAS, vitamina E e Ginko Biloba. Pois, elas podem interferir no processo de coagulação;
  • Informe o seu médico quando tiver sintomas de conjuntivite, resfriados, herpes ou qualquer outro que apareça antes do procedimento.
  • Verifique no hospital sobre e  o acompanhante para a cirurgia.

Além de tudo que foi mencionado acima, na véspera do procedimento, o paciente não pode fazer refeições pesadas e deve manter o jejum correto.

O que não fazer no pré-operatório?

 

  • Na véspera da cirurgia, não ingerir água, café, refrigerante e balas, o jejum deve ser absoluto, conforme orientações passadas pelos anestesistas.

 

  • No dia da rinoplastia, não utilizar cremes, maquiagem ou esmalte nas unhas. 

Como é o pós-operatório?

 

Muitas pessoas têm receio do pós-operatório da rinoplastia, porque sentem medo de terem dor, além da dificuldade de respirar durante o repouso.

 

Normalmente, o paciente pode comer 4 horas depois do procedimento e fica internado entre 6h e 8h após acabar a anestesia (fim da cirurgia).

 

O pós-operatório deve ser seguido à risca pelo paciente para que a recuperação seja completa. Confira alguns cuidados pós-operatórios:

 

  • Fazer lavagens com soro fisiológico e compressas frias para facilitar a respiração e diminuir o inchaço.
  •  Evite ficar deitada, aumenta o edema e risco de ficar roxa;
  • Evitar algumas situações que provocam o aumento da pressão por 14 dias; bebidas alcoólicas e atividades físicas leves
  • Após 30 dias, podem ser feitos exercícios físicos moderados e intensos;
  • Após 90 dias, o risco de manchas pelo sol é o mesmo de quem não operou
  • Após a cirurgia, pode se alimentar normalmente com uma dieta leve e

As atividades laborais variam de acordo com a atividade do paciente, sendo que após 5 dias, em geral, já é possível voltar às atividades.

 

Você deseja mudar a aparência das suas orelhas? Conheça a cirurgia plástica de Otoplastia!

 

O que não fazer no pós-operatório de rinoplastia?

 

O sucesso da rinoplastia depende muito do pós-operatório. Por isso, algumas preocupações devem ser sempre tomadas e outras não devem ser feitas. 

 

Confira a seguir o que não pode ser feito depois da rinoplastia:

 

  • abaixar a cabeça;
  • assoar o nariz;
  • esquecer de trocar a gaze externa quantas vezes for necessário.
  • molhar ou bater no curativo;
  • ingerir álcool;
  • dormir de lado após a rinoplastia, o que pode apertar e amassar o nariz. Por isso, durma com a cabeça elevada, com ajuda de travesseiros, por 3 a 5 dias, se possível. 

 

Quais as vantagens e desvantagens de cada uma das peles no pré-operatório de rinoplastia?

 

Rinoplastia pré e pós-operatório - Quais os cuidados?

 

Na cirurgia plástica no nariz, manipulamos as cartilagens e ossos, primordialmente. Depois, recobrimos os que fizemos na cirurgia do nariz, com a pele. 

 

Assim, a vantagem da pele fina é vermos exatamente o que foi feito, ficando um nariz mais delicado e fino, evidenciando o trabalho feito sob a pele. A desvantagem da pele fina é que pequenas imperfeições podem aparecer e incomodar no resultado final.

 

Já na pele grossa temos o inverso, pois pequenos defeitos não são evidentes. Por outro lado, a desvantagem da pele grossa é que teremos um nariz mais robusto, sem uma definição tão evidente da ponta do nariz. Assim, como tudo na vida, há suas vantagens e desvantagens.

 

Essa questão da pele na rinoplastia é de extrema importância na hora de alinhar as expectativas do paciente (pré-operatório de rinoplastia) com os possíveis resultados que conseguiremos no pós-operatório.

 

Vou contar um caso interessante que aconteceu há algum tempo. Uma paciente de pele extremamente grossa queria fazer uma rinoplastia e pediu que ficasse com a ponta do nariz extremamente fina. 

 

Fiz a simulação computadorizada e ainda assim ela não estava satisfeita, queria um nariz mais fino. Expliquei que no computador era possível sim, alcançar o objetivo que ela queria e, assim, eu fiz uma nova simulação chegando até onde era o desejo dela. 

 

Entretanto, não prossegui com a cirurgia do seu nariz, pois eu tinha certeza que o resultado efetivo com a cirurgia não seria aquele da simulação. 

 

Foi quando eu perguntei a ela o que faria se ficasse mais gordinha a ponta. Ela falou que preferiria não ter operado a não alcançar o objetivo da simulação. Não operamos.

 

Esse é o ponto essencial para ser entendido em relação à pele. Saber alinharmos as expectativas que o paciente tem com a cirurgia e com o que é possível atingir com a rinoplastia de pele grossa ou a rinoplastia de pele fina.

Tipos de pele

 

Cada pessoa tem características corporais distintas como a cor do olho e da pele, o peso e a altura, que estão visíveis aos olhos. Entretanto, existem várias características invisíveis, como o tipo de pele.

 

Ou seja, características como o tecido cutâneo, espessura da pele, oleosidade e secura não podem ser percebidas pelas outras pessoas. 

 

Por isso, existem diversos tipos de pele que auxiliam na hora de fazer a rinoplastia e determinam o resultado da operação.

Pele fina

Quando o paciente possui a pele muito fina, o processo de cicatrização costuma ser mais rápido e com pouco inchaço.

 

Entretanto, ela camufla muito pouco as estruturas nasais e faz com que algumas imperfeições possam ser vistas.

 

Os resultados de uma rinoplastia na pele fina podem levar até 12 meses.

Pele intermediária

A pele intermediária tem a espessura que fica entre a pele fina e a grossa, o que proporciona uma camuflagem mais ideal.

 

Normalmente, os resultados de uma rinoplastia na pele intermediária podem levar cerca de 12 meses.

 

Rinoplastia pré e pós-operatório - O que você precisa saber

Pele grossa

 

Já quando o paciente tem a pele grossa, conseguem disfarçar melhor as imperfeições.

 

Porém, a pele grossa acaba sendo um desafio para os cirurgiões, pois não se adapta bem à estrutura de cartilagem e osso que foi modelada.

 

Para resolver isso, pode ser utilizado alguns procedimentos para afinar o nariz, mas que devem ser feitos com cuidado para que o suprimento de sangue não seja comprometido.

 

Os resultados de uma rinoplastia na pele grossa podem levar cerca de 18 meses.

 

Independentemente do tipo de pele, um cirurgião deve ser consultado antes para mostrar como o paciente pode conseguir os melhores resultados dependendo do seu tipo de pele.

 

 

O que fazer quando a rinoplastia não saiu como o paciente queria?

 

Por falar em resultados que não são exatamente o que você deseja, tenho achado de extrema importância a seguinte pergunta: se não ficar do jeito que você quer, o que você faria? O que é possível fazer se o resultado da rinoplastia não for legal? 

 

A cirurgia é feita por outra pessoa e especialista na área que passou total segurança sobre o procedimento, mas mesmo assim ela não saiu como você queria.

 

A melhor solução é refazer a cirurgia com todos os custos pagos pelo cirurgião. Nada de processar ou difamar sobre ele nas redes sociais, o que só fará você gastar dinheiro e ter dor de cabeça com toda a situação.

 

Além disso, muitas vezes, o resultado não foi 100% o esperado, mas a deformidade que ficou ou a assimetria é pequena e discreta, que não vale a pena fazer um retoque ou uma nova cirurgia.

 

Esse é um ponto bastante importante, pois a relação entre pacientes que sonham com um nariz perfeito e os cirurgiões devem ser de confiança e lealdade.

Quais os exames necessários para fazer rinoplastia?

 

Em geral, os exames pré-operatórios da cirurgia no nariz são: o hemograma completo e o coagulograma. 

 

No entanto, caso a caso precisa ser estudado, pois na rinoplastia os exames pré-operatórios são de acordo com a idade do paciente e de acordo com as comorbidades existentes em cada um.

 

Assim, os exames pré-operatórios são individualizados e podem solicitar ainda:

  • exame de urina;
  • exame de beta HGC;
  • exames hormonais;
  • avaliação cardiológica;
  • avaliação endocrinológica; 
  • avaliação pneumológica;
  • entre outras.

 

Nos casos de rinoplastia funcional, ou rinosseptoplastia, é preciso também avaliar com exames de imagem. Assim, pode ser solicitado exames de tomografia para fazer a rinoplastia.

Com quantos anos pode fazer rinoplastia?

 

Com 14 anos de idade já se pode realizar a rinoplastia. Entretanto, esse número pode variar de acordo com alguns fatores, não sendo um número absoluto. 

 

Desta forma, é necessário avaliar a estrutura do nariz, crescimento facial, crescimento do nariz e desenvolvimento hormonal de cada paciente.

 

Será que existe idade certa para fazer uma rinoplastia? De acordo com a Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF), a indicação é a partir de 15 anos.

 

Por outro lado, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) recomenda a realização da rinoplastia a partir de 13 anos.

 

Rinoplastia pós operatório

 

Além da avaliação física, em relação ao crescimento facial, proporções faciais e estrutura nasal, é importante na decisão de quantos anos pode fazer a rinoplastia, o desenvolvimento neuropsíquico de cada um.  

 

Com isso, é necessário que essa avaliação seja rigorosa para não haver uma quebra de expectativas, seja por parte do paciente ou por parte do cirurgião de nariz. 

 

Leia também o nosso artigo: Rinoplastia em Salvador: é diferente? e saiba quais são as diferenças em Salvador.

 

E quem não pode fazer a rinoplastia?

 

Como mencionado anteriormente, no pré-operatório de rinoplastia, pessoas que não terminaram o crescimento facial e nasal completo, em geral, abaixo dos 13 anos, não devem realizar a cirurgia.

 

Às vezes, mesmo com 14 ou 15 anos também é recomendado não realizar a cirurgia, já que não é a idade o primeiro fator a ser avaliado. Se essas pessoas de 14 ou 15 anos não tiverem finalizado o crescimento facial, também estaria contra indicado o procedimento.

 

Existem patologias de caráter crônico que devem pesar na decisão de realizar ou não a cirurgia no nariz, pois são patologias que podem atrapalhar o procedimento anestésico ou o processo de recuperação. 

 

Assim, patologias como doenças cardíacas graves, processos infecciosos ativos, doenças imunológicas e de coagulação podem atrapalhar, devendo ser avaliado cada caso isoladamente.

 

Já outras pacientes com doenças como diabetes, hipertensão e outras, caso estejam descompensadas também, não devem ser submetidas a rinoplastia estética.

 

Por fim, pacientes com problemas de ordem emocional também não devem submeter-se a cirurgia.

 

A rinoplastia não é a solução para os problemas de ordem emocional. Então, caso o paciente não alinhe as expectativas com as reais possibilidades, tenha uma ideia fixa quanto à solução dos problemas e espera que com a cirurgia consiga conquistar alguém ou subir na carreira (motivação errada), também não devem ser submetido à cirurgia.

 

Quanto tempo leva a recuperação?

 

A recuperação varia de cada caso e cada pessoa, mas, geralmente, a partir do sétimo dia já é possível retornar com algumas atividades do dia a dia. Depois de 30 dias já é possível fazer algumas atividades esportivas.

 

Normalmente, os resultados completos da rinoplastia aparecem após 1 ano da realização do procedimento. 

 

Agende um horário com o Dr. Gabriel Bijos, especialista em rinoplastia em Salvador, São Paulo e São José dos Campos.

 

Conclusão

 

Agora que você já sabe o que deve ser feito na rinoplastia pré e pós-operatório, chegou a hora de encontrar um profissional que fará toda a análise do seu tipo de pele e necessidade para conseguir os melhores resultados depois do procedimento cirúrgico.

 

O profissional deve ser totalmente qualificado na área para garantir o sucesso da cirurgia e a satisfação do paciente.

 

Conheça o Dr. Gabriel Bijos, especialista em rinoplastia em Salvador, São Paulo e São José dos Campos. Ele tem um atendimento individualizado e focado nas suas necessidades.

 

Entre em contato com o Dr. Gabriel Bijos para fazer um orçamento e seguir todos os cuidados para uma cirurgia bem sucedida.

 

Aproveite e acesse o nosso blog para ler mais conteúdos sobre rinoplastia pré e pós-operatório

3 comentários em “Rinoplastia pré e pós-operatório: tudo o que você precisa saber!”

  1. Pingback: Os 5 tipos de Nariz Perfeito . Como assim 5 tipos? Dr. Gabriel Bijos

  2. Pingback: | Dr. Gabriel Bijos - Rinoplastia e Cirurgia da Face

  3. Pingback: Rinoplastia: Você sabe porque tem tantos nomes? - Dr. Gabriel Bijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *